De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Acrofagia

Acrófago é o ser que se nutre com base na decomposição daquilo que está no entorno, enquanto ajuda a promover tal decomposição. Esse tipo de nutrição é bem comum nos cogumelos. Essa definição faz-me, sem demora, remeter-me à realidade de boa parte da Igreja de nossos dias. Sim, mais da metade da Igreja está praticando a acrofagia para manter-se.
Eu não acho que essa parte acrófaga da Igreja seja pior que o "mundo". Por que? Simplesmente porque ESSA PARTE REPULSSIVA DA IGREJA PERTENCE AO MUNDO, está no "mundo", definitivamente não se baseia em Deus! Mas posso dizer: das coisas que "são do mundo", a Igreja acrófaga É UMA DAS PIORES.
O que acontece? Normalmente os mundanos são lançados à própria sorte no ambiente hostil e volta e meia fustigados por corvos e coiotes. Alguns não se importam, outros não percebem, mas muitos querem se livrar disso, pois a dor é insuportável. Daí aparece um "morto-vivo" um pouco mais bem vestido e oferece para alguns destes uma saída: "venha para minha igreja, meu deus te alimentará." Essa pessoa perdida é levada para uma grande sala, é bonita. Ali recebe alguma coisa, mas é superficial. Na euforia por ver alguma esperança, deixa-se levar. Seus cegos olhos então são arrancados, ela é amarrada e levada para uma masmorra escura e ali é atirada ao chão. Sua mente já está destruída, pois vermes mundanos a consumiram há tempos. Anestesiada, por fim, não percebe que grandes tubos foram anexados ao seu peito e passaram a sugar-lhe "viva", servirá até que não reste conteúdo algum para suprir, para nutrir o belo templo e fazê-lo crescer. -É claro, alguns são masoquistas e não se importam em servir para tal, é o preço que se paga pela busca insensata por um cristianismo falso e que se sustenta na carne... na carne de homens mortos espiritualmente.
É verdade que o resto do 'mundo' também suga até murchar e matar seu hóspede, mas o indivíduo está, em parte, ciente disso. A parte mundana da Igreja é terrivelmente pior, pois MENTE e usa o nome do Senhor do Universo para dar credibilidade e consumar obras satânicas.
Esse tipo de igreja cria um lodo humano bem fértil para sustentar-se, quanto mais homens, mais adubo e mais frutos materiais. Os métodos usados para obter número e mantér os homens mortos são bem variados. A Bíblia deixa de existir, é abandonada, pois apenas algumas passagens são visadas -como a Bíblia é um todo, se vista só uma fração dela, então não é mais Bíblia. Falsas promessas de prosperidade são desferidas, métodos utilizados pela Igreja Medieval (que também caminhava sem a Bíblia) são utilizados. Dois pontos adversos manipulam as pessoas: "os ricos dificilmente entram no Reino dos Céus, então dê tudo o que você tiver para a Obra", assim o indivíduo deixa-se sugar ainda mais e, estranhamente, pregam o oposto: "dê tudo o que você tiver que Deus lhe devolverá em dobro." Essa segunda mentira mais parece tirada da Bíblia Satânica...
"Compre um terreno no Céu, para garantir a salvação", "ajude-nos a reconstruir, antes dos judeus, o Templo de Salomão, com pedras super-ungidas de Israel e ouro nas paredes. Aceitamos apartamentos, carros e dinheiro vivo." -Como se as pedras de Israel fossem diferentes das daqui... e não tivessem sido utilizadas para esculpir baalins, além do Templo de Salomão. O pior disso tudo é que realmente está acontecendo na Igreja Mundana! Os indivíduos que se deixam levar, simplesmente QUEIMARAM suas bíblias e se entregaram como matéria morta para suprir o crescimento material do Reino de... Satanás.
-Ora, é claro que a Igreja precisa de dinheiro e os membros são a fonte óbvia, mas há limites muito claros quanto ao valor que se deve dar à ele.-
Esse tipo de igreja também atrai com promessas de "liberdade" - como se o cristianismo verdadeiro fosse escravizante. Bom, as correntes Satânicas que prendiam o indivíduo no 'mundo externo' não são arrebentadas quando ele vai para a igreja. Continua acorrentado e ninguém se importa, pois todos estão na mesma situação. Ele continua sendo uma marionete de Satanás, continua sendo puxado para festas promíscuas, para o adultério, para o "ficar" -que é adultério-, para a bebida exacerbada, para a beira do Abismo. Isso ao lado de muitos 'irmãos' da igreja... isso, muitas vezes, SENDO PROMOVIDO PELA IGREJA! "Não precisa abrir mão de alguns 'pecadinhos', você é jovem, pode fazer isso, Deus perdoa"... E SATANÁS SE ALEGRA!
No extremo oposto está outro método usado por igrejas desse tipo: o legalismo. Deus não existe, Ele não está presente, Ele se alegra em ver leis sendo cumpridas e pronto. O legalismo contradiz a Bíblia, lança idéias que não constam na Palavra ou vai muito além dela. Para tudo existe uma seqüência imutável de leis, Deus não tem liberdade de agir conforme Ele quer, pois o indivíduo precisa fazer ponto por ponto as regras preconcebidas e que todo mundo na igreja faz. É claro que conceitos e algumas regras devem ser visadas, para mantér a ordem, mas o exagero é terrível. Se duas pessoas se interessam numa igreja e percebem que terão futuro juntos, precisam seguir TODAS as regras, mesmo que falsamente. Se pularem alguma das dezenas de etapas, Deus não estará junto -é o que dizem. Obviamente tudo deve ser construído para a eternidade e há etapas que não podem ser rompidas antes do casamento, mas uma série de leis sem sentido, exageradas e opressoras ultrapassam, e muito, os limites de um relacionamento saudável. A coisa fica forçada e artificial, a pessoa perde a alegria. 'Morre'.
As vezes um vagalhão de regras cercam o cristão para evitar que ele "caia na tentação". É claro que um coelho preso numa gaiola não será atacado pelo lobo, mas que vida ele terá? Preso até morrer? Uma pessoa que vê risco de cair em tudo duvida de sua fé, duvida de seu Deus e é, seriamente, maliciosa. É claro que não se deve ir atrás de coisas decididamente satânicas, mas, também, não podemos nos isolar completamente desse mundo!
"Não escute NENHUMA música secular", "não assista NENHUM filme secular", "não tome NENHUM sorvete secular", "você PRECISA buscar ter TODOS os dons do Espírito Santo." Aqui perde-se o sentido. A pessoa, certamente, caminhará de forma forçada, privando-se de coisas que ela não compreende o porquê de se privar, esse falso cristianismo caminha com base em conceitos confusos, não há razão e sobriedade. A pessoa também fica frustrada, porque não consegue falar em 'línguas' como os outros, é pressionada e até excluída, por ser menos "espiritual", esquecendo-se de que Deus dá para cada filho um dom segundo A SUA VONTADE. Esse legalismo, novamente, tira Deus do centro: o homem ACHA que pode escolher em que ponto Deus agirá, COMO e COM O QUE o fará. O pior é que sempre buscam os dons mais extravagantes... "Eu quero... EU QUERO... EU QUERO!!!!!!"
Então Deus dá o dom de línguas e o indivíduo acha estar bom o suficiente e a Bíblia já não interessa mais tanto, os fundamentos de sua vida cristã se tornam menos importantes, porque aquilo que o faz parecer grande perante os outros já foi alcançado. É claro que nem todos que falam em línguas são assim e, obviamente, eu admiro esse dom e gostaria de tê-lo. Mas sejamos sóbrios. Eu conheço alguns cristãos "bem espirituais", mas que falham, terrivelmente, no conhecimento bíblico e na razão, baseando-se em preceitos e regras que não condizem com o que a Bíblia quer transmitir e que fogem à sobriedade.
O legalismo vai ainda mais fundo. Um estreito cercado é colocado ao redor do indivíduo, ele se aliena. Ali, dentro daquele cercado, ele tem liberdade para fazer determinadas coisas e, jamais, tentar sair para o 'mundo externo', porque correrá perigo. Dentro daquele mundinho limitado ele cria -ou é imposta- sua rotina. Deve fazer isso e aquilo, ponto. Sua sobriedade vai desaparecendo, seu cérebro, atrofiando. Ele não precisa mais usar a cabeça, ele não precisa mais nada, pois está isolado. Sua vida se resume ao seguir de determinadas regras de "como se faz" e Deus perde o poder para fazer DIFERENTE. Tal cristão emburrece, seu cristianismo perde toda a consistência, não é mais integral. Ele é condicionado a fazer as coisas segundo o que os "superiores" mandam, sem questionar, sem pensar, apenas fazer.
... Ele precisa ficar mamando nos líderes a vida inteira, ele depende deles, pois não aprendeu a se virar sozinho, a buscar por conta o alimento, a caminhar num cristianismo individual e claro. Seu relacionamento com Deus passa, primeiro, pelos "líderes", ele não consegue criar um relacionamento diretamente com o Pai. Tudo os outros precisam dizer e tudo ele precisa dizer aos outros, para saber "se pode" e "o que significa". Se torna um bebezão mimado, uma peça sem personalidade, que é o que os outros querem e como os outros são. Seu cérebro foi desmanchado.
... Se o cercado for retirado algum dia, ele não saberá o que fazer, como se alimentar, como caminhar por conta... daí sim, vem o lobo que tanto temia -por isso se enfiara na "gaiola"- e o engole. Ele fica bem pior do que era outrora, completamente envolto pelo Maligno. Para quem não sabe o que fazer, o Caminho Largo é bem mais fácil.
Esse tipo de igreja não deixa de ser uma igreja acrófaga, pois cresce com base na morte da razão, na morte do cristianismo sóbrio, na morte do indivíduo que, privando-se de tudo, chegando a um ponto absurdo, perde a alegria e o entusiasmo.
Ora, Deus, em hipótese alguma, cercou seus filhos e isolou-os do mundo. Pelo contrário! Ele enviou-os, conforme cresciam, mais a fundo nas trevas, para ali iluminarem! Não colocou-os num cercado circular para ficarem andando de um lado pro outro, apenas suprindo-se, enviou-os em JORNADAS nas sombras mundanas para digladiar com Inimigo! Enfrentá-lo cara-a-cara! Veja bem: Abraão era o único onde vivia, José teve que se virar sozinho no Egito, Noé, liderar por conta uma família num mundo completamente destroçado pelo pecado, assim como Ló, mas não há exemplo maior do que o de Jesus! Não há filho de Deus que sofreu tanto! Sim, logo o Filho foi o que MAIS SOFREU!
Deus nos quer LIVRES, fora do cercado! Para que ESCOLHAMOS, para que LUTEMOS, para que CRESÇAMOS! Ele nos dá liberdade e permite que problemas surjam, como José e a mulher de Potifar. Nós devemos saber como administrar tal liberdade e fazer as escolhas certas! Como escolheu José ao fugir da venenosa mulher (Gênesis 39). NÃO ABUSEMOS DISSO, não usemos esse profundo livre-arbítrio como argumento para praticar o pecado! Deus não é burro, DEUS É O SENHOR DO UNIVERSO!

Para concluir, abra sua Bíblia em Oséias 2. Deus repudia a libertinagem na Igreja! Deus repudia a insobriedade! Ele prefere um povo firme e cheio de inimigos, pois Ele tem tudo sob controle, do que multidões fracas e amigas do mundo. Não precisamos agradar o MUNDO! Temos que ser refúgio para os mortos que queiram encontrar a Verdadeira Vida e, para tal, devemos ser o nítido oposto daquilo que os matou!
Natanael Castoldi
Segue um interessante vídeo (tirando a parte do shofar):
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário