De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Geocentrismo

Estava eu, ano passado, vagando pelos blogs criacionistas que costumo freqüêntar e li algo que me chamou muito a atenção em relação à posição da Terra no universo, a notícia afirmava que a o Sistema Solar está muitíssimo próximo do centro do Universo. Bom, li a notícia e já me bastou naquele dia. Hoje, porém, lendo o livro Não Tenho Fé Suficiente para ser Ateu, acabei sendo levado a lembrar da tal notícia, não que o livro de Norman Gleiser e Frank Turek fale sobre isso, mas a evidenciação antrópica deu a margem para uma reflexão mais profunda. Ansioso, logo procurei algo no google e, pra variar, levei um século para encontrar algum rastro desse assunto (se fosse uma rara evidência cética, encontraria em 1 seg ou em qualquer livro escolar). Por fim, o Pr. Adauto Lourenço me salvou com um dos seus interessantíssimos vídeos, dando-me o fundamento científico necessário para minha argumentação filosófica.
Voltemos ao séc. XVI, em pleno domínio católico na Europa Medieval. Se você conversasse com qualquer estudioso, com qualquer padre, membro do clero ou da nobreza e perguntasse a posição da Terra no Universo conhecido, receberia com firmeza a seguinte resposta: "O mundo está no centro do Universo." Ora, até eu já achei essa idéia uma bobagem, algo ridículo... até porque, criança boba que já fui, acabei sendo persuadido pelo parcialismo escolar, mas, de uns tempos pra cá, tenho tomado o caminho inverso de quase todo o restante do mundo e, tendendo a aceitar melhor a filosofia dos antigos, bastou uma pequena evidência "semi-geocrêntrica", para fitar, com os olhos brilhando, parte da filosofia medieval.
Os astrônomos, através das observações desse vastíssimo Universo, já conseguiram encontrar os limites do Espaço. Trabalhando dentro desse cenário limitado, puderam então medir o seu tamanho: ele possui cerca de 30 bilhões de anos-luz de diâmetro (li noutro lugar algo como 156 bilhões). Através desse conhecimento, puderam, então, encontrar o cento do Universo e ter uma grata surpresa: a Terra está há menos de 100.000 anos-luz dele! Algo que, dentro de 30 bilhões, pode-se considerar absurdamente pequeno (se considerar a outra medição, ainda menor)! A própria comprovação dessa idéia está no fato dela poder ser evidenciada: se a Terra não estivesse muito perto do centro do Universo, numa posição privilegiada e com vista nítida para todas as fronteiras do Espaço, esse tipo de observação se tornaria impossível.
Engraçado, não? Vida inteligente, capaz de apreciar as estrelas, foi colocada logo no ponto ideal para poder observar a todas! Seria estranho não haver o dedo de uma força superior por detrás, que, propositalmente, colocou sua obra mais bela no coração de tudo, presenteando-a com o resto da vastidão de sua criação, confirmando-a como Obra-prima, também mostrando-se à ela em todo o seu esplendor e beleza, afim de revelar sua glória, sua onipotência! É como meu pai, Armando Castoldi, que, com orgulho, me mostra seu trabalho em nossa terra no interior. Deus é, igualmente, um pai alegre com Seu trabalho e querendo mostrá-lo a nós, seus filhos!
Estamos, basicamente, numa nave a navegar por mares profundos... E do mastro principal, temos acesso à visão de... TUDO! A Terra é um observatório astronômico e por isso, facilmente se deduz, teve de ser construído e projetado, já que está exatamente no lugar ideal. -Ou você é capaz de supor que um observatório perfeito cria-se a si mesmo?
A Terra está tão perto do centro do Universo, que parece não estar se movendo pelo Espaço, pois todas as estrelas e galáxias que vemos daqui se distanciam de nós para todas as direções possíveis - não digo que nossa galáxia não está indo para algum lugar.
Além da evidência através da posição da Terra, há outra evidência para algo semelhante ao geocentrismo: a antropia. Tal idéia afirma que todo o Universo foi projetado para sustentar a perfeição da vida nesse pequeno planeta. A complexidade necessaria para a vida manter-se é absurda, por exemplo: se a gravidade fosse 0,00000000000000000000000000000000000001 alterada, a vida não poderia existir, pois o próprio Sol não existiria (Não Tenho Fé Suficiente para Ser Ateu) -você pode ler mais ->aqui<-.
A antropia trabalha com 122 provas, todas trazem pontos essenciais para que a vida tenha dado certo na Terra, veja alguns exemplos: o nível de oxigênio que temos aqui é exato para que possamos viver, 21%, se aumentasse pra 25%, poderíamos queimar instantaneamente e, se regredisse pra 15%, morrer sufocados; a atmosfera terrestre, com seu nível de transparência, é ideal para evitar temperaturas elevadíssimas (se fosse mais escura) ou uma quantidade imensa de radiação (se fosse mais fraca); a existência da Lua influi nas marés e no clima que, modificado, poderia inibir a existência de vida complexa; a quantidade de carbono é ideal para a fotossíntese das plantas, se fosse menor, elas não poderiam ser a base da cadeia alimentar e, se fosse maior, a temperatura terrestre seria muito elevada; existe uma força centrífuga no movimento dos astros que equilibra precisamente suas forças gravitacionais e os mantém em suas órbitas entorno do Sol; se o Universo tivesse se expandido de forma um milionésimo mais lenta, teria estagnado; a velocidade da luz está calibrada no ponto ideal para possibilitar a vida; se houvesse mais água condensada na atmosfera, a temperatura seria absurda, se houvesse menos, a temperatura seria baixa demais para a vida; Júpiter, com sua gravidade, serve de barreira para os asteróides que poderiam vir a colidir na Terra;
... se a espessura da crosta terrestre fosse maior, seria necessário muito mais oxigênio nessa camada para possibilitar a vida, se fosse mais fina, a tectonia e vulcanismo seriam ativos demais para a vida; o dia de 24 horas é ideal para a vida, se fosse maior as noites seriam muito frias e os dias, muito quentes, se fosse menor, os ventos se tornariam fortes demais; o ângulo de inclinação da Terra, 23º, é ideal para a vida; a quantidade de raios que caem na terra é ideal: uma maior quantidade causaria grandes incêndios, uma menor quantidade provocaria a carência de nitrogênio no solo; se houvesse menos tectonia, os nutrientes depositados nos leitos de mares e oceanos jamais retornariam aos continentes; se houvessem algumas estrelas a mais na nossa galáxia, o Sol poderia não ter sobrevivido e se existissem menos, elementos essenciais para a vida não se formariam; a distância da Terra em relação ao Sol é de 150 milhões de quilômetros, uma variação de 2% para mais aqueceria demais nossa crosta e, para menos, esfriaria, em ambos os casos a vida não seria possível...
Com base nos livros Não Tenho Fé Suficiente para Ser Ateu e 301 Provas e Profecias Surpreendentes, posso afirmar: todo o vastíssimo Universo foi formado para, através de uma relação intrincada e extremamente complexa entre os astros e elementos, garantir e perpetuar a vida terrestre. Todas as trilhões de estrelas, galáxias, tudo, TUDO friamente calculado, nos 30 bilhões de anos-luz de Espaço, para possibilitar a vida aqui, nesses 12.756,28 km de diâmetro terrestre (linha equatorial)! Todo o espaço que cerca a posição central de nosso planeta e a própria organização interna da Terra -só possível com a influência do Universo Externo- provam, noutro aspecto, a idéia geocentrista: TUDO foi criado em prol da vida aqui! -A complexidade é ainda mais absurda: a gravidade dos planetas de nosso Sistema Solar influência a vida na Terra e a gravidade da Terra ajuda a ajustar a tal gravidade dos outros planetas (interdependência)! Com base nessas informações espantosas, as probabilidades de existir vida fora daqui são de 1 em 10 seguido de 138 zeros. É uma chance ínfima, completamente absurda, pode-se considerar ZERO, o que prova: TODA ESSA VASTIDÃO ESTÁ AQUI POR NOSSA CAUSA!! Todo esse gigantesco Universo foi feito apenas para que NÓS consigamos viver -e fazê-lo para a Glória de Deus! Ah, isso sim é geocentrismo! Somos o ambiente central do Espaço! Tudo converge aqui! Todo o resto existe em função da Terra!
Não, não estou transformando meu blog num blog científico, tudo o que escrevi até agora culmina na reflexão que seguirá: os teólogos medievais não estavam, de certo modo, corretos em suas afirmações geocêntricas? Eles afirmavam que a Terra era o centro do universo que conheciam... Galileu pregou o contrário para, alguns séculos depois, a astronomia retornar, em parte, à idéia medieval. Isso vêm para comprovar tudo o que disse nas últimas postagens: a sabedoria antiga era bem superior à nossa, o homem antigo tinha conhecimento de coisas incríveis para seu nível tecnológico -por isso creio, em parte, no inatismo. O homem antigo afirmava coisas maravilhosas, mas que foram consideradas absurdo quando os horizontes do mundo se abriram e o homem COMEÇOU a conhecer mais profundamente a Terra, porém agora que o homem CONHECE, de fato, seu lar, acaba reencontrando o pensamento dos ancestrais. Ah... a era de ouro do princípio da humanidade... cada vez mais creio que o homem está "involuíndo" -basta ver como, no passado distante, o homem detinha tecnologia e conhecimento avançado!

-Teólogos medievais: Terra é o centro do Universo CONHECIDO.
-Astrônomos modernos: Terra no núcleo do Universo.
As verdades praticamente geocêntricas que estão sendo encontradas provam, também, mais uma coisa: a religião, o cristianismo, NUNCA significou atraso para a ciência! A idéia medieval estava muito à frente de seu tempo e, não se esqueça, foi a Reforma Protestante que principiou uma das maiores revoluções tecnológicas e científicas da história. Os que outrora deram -e ainda dão- risadas das afirmações dos teólogos medievais, usando-as como base para afirmar que a religião é um absurdo, pode cair de joelhos, perplexos. A teologia, falando do Deus Verdadeiro, cuja a existência é inegável, facilmente se reforça pela ciência, que, nada mais é do que obra do Criador. Minha reflexão aceita muito bem o fragmento do livro Deus e os astrônomos:

"Para o cientista que tem vivido pela fé no poder da razão, a história termina com um final ruim. Ele escalou as montanhas da ignorância; está prestes a conquistar o pico mais elevado e, quando se lança sobre a última rocha, é saudado por um grupo de teólogos que estão sentados ali há vários séculos."
Essa reflexão me leva, inevitavelmente, a questionar: por que toda a visão antiga é considerada besteira pela sociedade moderna? Será que algo, só por ser de séculos passados, deve ser tido como errôneo? Eu simplesmente não entendo a visão atual de total desapego e desvalorização do passado, com o homem moderno achando-se superior e auto-suficiente em tudo, capaz de explicar o universo inteiro sem apóio nenhum nas idéias de povos antigos. E, pior, fazem crer que suas "novidades" são as coisas mais lindas e maravilhosas da história! Ora, a visão medieval não estava de um todo errada e hoje ela retorna com poder -se uma idéia "cética" do passado tivesse chego tão perto de acertar o alvo, certamente seria professada com louvor! Mas essa da Igreja, "infelizmente", é mais uma das provas e constatações "dolorosas" (para os ateus anticristãos) de que o cristianismo trabalha com a Verdade Absoluta. E, portanto, o ceticismo nada pode -além de mentir- contra ele!!
Cadê a sabedoria moderna?! Apostar que é melhor os pais não disciplinarem os filhos e serem seus escravos para, agora, a nova (e a minha) geração se tornar uma corja de "reizinhos" enjoados e frescos, além de um antro de assexuais, bissexuais e homossexuais (a tal "geração flex")? Trabalhar com a regra do menor esforço e acabar com uma legião de obesos ou jovens mimados e frágeis como seda? Como uma máquina fria e em demasia dependente?
... Incentivar o consumismo infantil e acabar destruíndo a infância, e a vida, das crianças? Disseminar a idéia de que tudo é relativo, para destroçar o Ocidente mediante o Oriente que caminha baseado no fundamentalismo? Pregar um capitalismo que não se sustenta e está destroçando todos os recursos naturais? Cadê a tão falada "glória do séc. XXI"?? Cadê a tão idolatrada RAZÃO? A cabeça da humanidade desse século é fraca, me ENOJA! O homem pós-moderno é, realmente, uma criatura estúpida!! ESTÚPIDA! O mundo caminhava com muito mais força sem as frescuras modernas!
"Natanael, seu ridículo, teu pensamento está trancado no séc. XVI!" Grande coisa... realmente está! Por que? Essa é a questão! Voltei para lá, pois lá encontrei respostas mais coerentes para explicar o 'hoje'! Não fui persuadido pelas idéias atuais e jamais as aceitarei enquanto há concepções filosóficas muito melhores no passado, seja Antiguidade, seja Idade Média, seja até Pré-História (será que realmente existiu?), se for o caso! Não me vale de nada essa história de "séc. XXI", o número não muda minha apreciação das idéias de determinado período, mas, sim, a consistência delas! Eu faço um clamor: não supervalorize o hoje pela cor de seu IPod, pela textura e conforto de teu tênis "de marquinha" ou pelo perfume cheiroso que tu comprou ontem... não te deixe persuadir pelas prisões desse mundo atual e olhe com olhar crítico para o hoje e para o passado, escolhendo por si só aquilo que lhe é mais coerente! Não permita que, esquecendo de pensar, outros pensem por ti e te induzam, JAMAIS!
-É claro que não concordo com a inquisição medieval, isso deixo claro aqui no blog... Mas, também, qual é a diferença da inquisição da Igreja para a "inquisição da Ciência"? A ciência, quase que monopolizada pelos céticos, persegue largamente os cientistas ciarcionistas, proíbe a divulgação de consistente material criacionista nas escolas, faculdades e mídia em geral, mente, manipula, censura, ameaça!! E, quase tão mortais quanto os atos de tortura e morte medieval, são seus métodos (ciência moderna e mídia) para destruir o pensamento individual, matar a personalidade, matar a pessoa intelectualmente! A mídia aliena o indivíduo, esvazia sua cabeça com a podridão das novelas e outros programas, para, depois, enchê-la com as informações de seu interesse, transformando o homem numa máquina, num cãozinho de estimação que depende, em tudo, de seu dono para "sobreviver", não agindo mais por conta própria. Isso é, sem dúvida, quase tão terrível quanto a tortura e a morte do corpo! Matar o pensamento, indiretamente, mata o indivíduo! O desumaniza, o torna bestial e já não vale mais 1/100 de seu valor original!-
-Como é lindo ver o ceticismo se arrebentando mediante a demonstração óbvia da Glória de Deus! Nesse ambiente "desolador", os céticos eles precisam levantar poeira e causar polêmica para abafarem as verdades... como ocorre com o lançamento recente do livro The Great Design, de Stephen Hawkins, tentando negar o inegável (existência de Deus), o que me parece mais uma cortina de fumaça para a ciência cética distrair um pouco o olhar do povo, enquanto ela busca uma saída.-
Bom, acho que não há mais muito o que falar sobre esse assunto. Reforço, então, o apelo para que tu quebre a alienação no "hoje", causada pelas prisões confortáveis desse mundo e a lavagem cerebral que a mídia promove, afim de olhar, com mais clareza, para o passado e optar, com coerência, por aquilo que LHE parece mais convincente -nunca "conveniente"!
Natanael Castoldi

Leia também:

7 comentários:

  1. vc mereçe 10 elevado ao infinito ....

    até que fim uma peesoa com pensamento aberto para realidade

    ResponderExcluir
  2. Aiai. Cada um retém o que considera bom.

    ResponderExcluir
  3. Tudo bdm vc nao concordar com a inquisição,mas os exageros de evidências que atribuíram a TE, acontecem a meamm coisa com a inquisição.

    ResponderExcluir