De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Redescobridores da humanidade

Hoje mesmo comentei com meu irmão: o homem, refiro-me ao gênero masculino, como ser, não considero algo bonito -na definição mais comum para tal caracterização.
... Mas há, sim, uma beleza magnífica no homem, não aquela beleza suave e arrebatadora, mas há algo inspirador, grandioso, colossal na sua figura mais bruta, na imagem do cavalo e seu cavaleiro, do lenhador e se machado, do caçador e sua lança.
... Essa beleza épica, a força e o poder, afloram em mim, involuntariamente, orgulho e anseio por correr num campo aberto ou, com lobos, entre as árvores de um bosque.
Sinto uma vontade -controlável- de subir num alto monte e, diante de um vale virgem, gritar, sim, soltar um urro retumbante. -Pode parecer engraçado para quem lê, principalmente se você for uma mulher. Mas duvido que algo parecido não aconteça à todo remanescente de homem verdadeiro nesse mundo ao se deparar com uma imagem puramente primitiva da natureza masculina.
-Não, essa não será uma postagem sobre masculinidade, embora abordará, sem dúvida alguma, essa questão.-
Mediante esse tipo de situação, desses súbitos sobressaltos, pude perceber uma coisa: esse mundo em que vivo, em que vivemos, aprisiona alguns dos traços mais marcantes e belos de nossa essência. Eu tenho certeza de que num passado não muito distante o cenário ainda era propício para o homem viver da forma como é. O cientista chegava à cavalo em seu "laboratório", algumas coisas descobriam-se ao pé de macieiras e viver, em tudo, exigia força física: para fazer fogo, para alimentar os animais ou abatê-los, para montar um brinquedo ou arrumar as ferramentas de trabalho. Da aurora ao crepúsculo, havia espaço para o reinado do homem... e isso não faz nem um século sequer.
Hoje sinto-me oprimido, cercado, sufocado. O ser humano tornou-se, em tudo, sintético, falso, fraco e... imaginário! Sim, as filosofias modernas, as revoluções ideológicas dos últimos tempos, a psicologia da frescura, a mídia enganadora e gananciosa, a ciência que tudo manipula, a tecnologia que "facilita" -e destrói-, o mundo cibernético e o emaranhado de teorias, suposições e tentativas de explicar a vida, o ser humano involuído de nossos dias está adiantando seu próprio colapso!
No passado havia Deus, o homem e a natureza, sobre a qual reinava. O homem tinha o domínio de tudo e ELE era considerado a peça fundamental e insubstituível para o funcionamento das sociedades. Deus, então, foi colocado completamente de lado. Sobrou apenas o homem sobre a natureza. Logo o homem foi cercado (se cercou) de teses, pressupostos, teorias, ideologias e máquinas (à princípio como muro para se proteger de Deus), acabou, então, que foi tirado do núcleo e um cifrão colocado ao centro de tudo - o homem, logo ao lado. Tornou-se, o filho de Adão, pequeno, afundou, foi apagado e perdeu seu brilho ao ser sufocado por esse labirinto, tal emaranhado de bobagens. As idéias foram colocadas acima do ser e o ser não definiu-se mais a si mesmo - outrora, a cada fôlego de vida o homem explicava-se, afirmava-se, exalava sua inexplicável beleza. À partir do momento em que as idéias pisaram sobre ele, passando a definí-lo em seu lugar, o indivíduo foi despedaçado completamente sobre uma mesa, cada traço de sua personalidade, de suas peculiaridades, de seu psicológico foi nomeado, descrito e dominado. O homem foi transformado em letras e, à partir delas, pôde ser dominado. Dominado por aquilo que um dia dominava.
Através da psicologia e psicanálise, reforçadas pelo estudo friamente científico do indivíduo, a nossa realidade espiritual fora rejeitada e o homem não viu-se muito mais do que uma máquina, podendo ser induzido e persuadido através de determinados chamarizes, modificado e diminuído por meio de outro conjunto de "letras e eletricidade". Agora já eram as obras humanas que ecoavam do alto da colina!
-Obras humanas infelizmente regidas por pouquíssimos líderes absolutos.-

Em casa, hoje, não preciso fazer nada que não seja teórico, apenas estudar, escrever e ficar de bobeira e as coisas chegam do nada: o alimento plastificado, os calçados sintéticos, o fogo "enlatado"... Tudo chega e eu não tenho contato algum com sua fonte... seria muito mais humano participar do processo de produção de seu sustento. Agora sinto-me mais uma ovelha num rebanho de bilhões, apenas sendo alimentado e suprido pelo pastor em troca de lã. Sim, o homem já fora o pastor! Agora, uns pouquíssimos o são, apenas.
E a mídia? Existe uma força por detrás que, certamente por motivos macabros, utiliza de meios tirânicos para destruir aquilo que fundamenta o ser humano. Através das modas, como meios para se chegar a um determinado fim, usa-se o povo como instrumento, mas, para tal, faz-se todo um genocídio. Desde cedo a mente das crianças é envenenada e um jogo desonesto começa a destruir sua essência humana. Mata-se o indivíduo -o ser individual-, tornando-o um continuação dos demais, que, juntos, numa massa de milhões, formam metade daquilo que, no passado, definia um único ser humano. Acabam como um bando de peixes de açude: vão todos, como um só, para onde o criador lançar os grãos -estão sedentos, falta-lhes algo, mas foi-lhes tirada a capacidade de conseguir as próprias coisas, de fazê-lo por conta, então dependem, escravizados, de seu dono.
As modas estraçalham o homem como ele é, sufocam sua essência criativa e única, burlando a regra, destruíndo sua natureza -que clama por originalidade-, e substituíndo-a, por fim, pela uniformização, pela massificação. O homem, acorrentado à um milhão de outros iguais, se vê escravizado e torna-se impossível levantar-se por conta novamente, aqui a sua essência humana congela, se enjaula no mais profundo de sua alma e dificilmente poderá aflorar novamente.
O mesmo fazem quase todos "movimentos do século XXI", para "salvar o mundo", "não disciplinar os filhos", "exigir submissão completa à mulher", "ao homssexual", "ser sempre imparcial", "ser sempre mente aberta" e "aceitar TODAS as idéias sem questionar, pois todo mundo tem sua verdade." Primeiro: como uma ovelha pode salvar o aprisco? A idéia de "salvar o mundo" é como uma moda, mas trabalha com a ameaça e o medo: assusta o povo com exageros e problemas inventados, coloca toda a culpa no homem e o dever de mudar as coisas no mesmo. Então a sociedade, comovida e se sentindo culpada, torna-se uma só nessa luta em nome de nada. Todos se nivelam, se submetem à "Mãe Natureza", se inferiorizando... esquecem de "pensar". -Li outrora: 5% das pessoas pensam, 15% pensam que pensam e 80% preferem morrer do que pensar.
... Em relação à educação das crianças, os pais se submetem aos filhos. Em relação à mulher, o homem se prostra perante ela e ao homossexual, perante "ele". Todo mundo, praticamente, é obrigado a concordar com aquilo que a mídia coloca, sem questionamento, senão é considerado um troll, homem das cavernas, preconceituoso... Simplesmente por estar fora do ensopado humano que o governo faz!
Nesse mundo sintético, onde a natureza DE FATO está sendo tirada das mãos do homem, posso ouvir ainda alguns gemidos de dor, sentir alguns aprisionados se debatendo, algumas vãs tentativas de recuperar, involuntariamente, a humanidade perdida, adentrando o universo cibernético e, ao som de metal ou música clássica, ter alguns bons minutos de vazia e falsa postura devidamente humana, tornando-se o rei do campo de batalha nos jogos recentes. Não passa de um suspiro do ser que, no passado, derrubara mamutes.
... E um perigoso suspiro! Pois o homem sempre lutou, mas sentindo a dor e o fazendo motivado por fatos reais. Já mentes fracas e frias, quando adoradoras do sadismo, tornam-se uma ameaça. -A humanidade, embora mascarada, mentindo a si mesma, está apta a cometer atrocidades muito maiores do que as consumadas nas 2ªGuerra Mundial, que, por sinal, ocorreu há muito pouco tempo! -Fato que, como cristão e, mediante a profecia bíblica, temo grandemente.
E como o homem está ficando frio! As demais pessoas não importam, só servem de suporte emocional ou meio de obter algo. Os filhos estão vendo os pais como presenteadores, os pais estão vendo os filhos como cabides para sua vaidade, os jovens não buscam mais alegrar o parceiro num relacionamento, nada mais querem do que o prazer imediato e os idosos não pensam mais no legado e no exemplo de pífel sabedoria que deixarão para os mais novos. O homem, na sua essência, sabe o que é certo e errado, tem conhecimentos intrínsecos e senso de dever e honra, quando esses conceitos se perdem, é porque deixou, há muito, de ser, de fato, humano.
O homem moderno está destruíndo, pela postura tendenciosa e manipuladora, sua própria história passada, o homem está tentando negar sua essência, está tentando negar possuir aquilo que o fundamenta, seu espírito e, pior, buscando destronar o Senhor do Universo, Deus. "Estamos em pleno século XXI!" Grande %#$#! A que preço a tecnologia vêm avançando? A que preço estamos, supostamente, nos desenvolvendo? O preço é alto demais! Pagamos nossas frescuras com a nossa própria essência, com nossa própria humanidade! Nos aprisionamos, destruímos tudo o que somos, em nome de um bem imediato, de "ganhar tempo" e ter mais conforto. O homem foi feito para construir, para serrar, para caçar, para cavalgar, ser livre!
--Não, meu jovenzinho leitor, ser homem não é babar e seguir com os olhos, desrespeitosamente, as 'ancas' de uma mulher que passa na rua -apenas para se autoafirmar. Não, ser homem não é ter várias "fêmeas". Ser homem não é ser malandro, destruir bens públicos ou privados, não é cravar uns pedacinhos de ferro na tua pele sedosa -que nunca pegou sol e vive abaixo de pomadinhas-, também não é tatuar algo assustador... "Bú! Que machão que tu é!" E, muito menos, ficar se fazendo de emotivo e se afeminando para atrair gurias. E você, menininha, parecer uma hiena no cio em uma festa não tem nada com a essência da feminilidade! Não confunda o 'antigo' com o 'bestial'. Não há desculpas hormonais e morais para teus atos! Você sabe o que é certo e errado, pois isso faz parte da tua natureza! -A não ser que tenham feito tamanha trepanação em ti que já não consegue mais distinguir nada, nem o óbvio, por conta própria!--
Companheiros! O que vemos hoje nesse mundo não é mais uma humanidade! NÃO!! O mundo virou um celeiro e os homens, o gado. Sei que seremos repreendidos e darão contra nós, mas te convido a olhar para o passado e para dentro de ti. Redescubra tua essência humana! Redescubramos a humanidade!! Analisemos com crítica a história mal contada que ouvimos sobre esse mundo, constatemos que o homem era mais feliz quando ainda não era seu próprio lobo! Não, não se deixe envenenar pelas idéias céticas que se disseminam na mídia e nas instituições educacionais. Não se deixe aprisionar!! Também não caia no jogo do consumismo -aquele que mais tem, pode ser menos!- Ah, voltemos para a "cavalgada", voltemos para os "bosques", a usar a verdadeira e útil "força"! Voltemos para o SENHOR DO UNIVERSO!!!
Como diz o rei Theoden, nO Senhor dos Anéis e as Duas Torres, filme:

"Onde estão o cavalo e o cavaleiro?

Onde está a trombeta que soava?

Os dias de glória se escoaram como chuva nas montanhas.

Como vento no prado.

Os dias resplandecentes se puseram no Oeste, atrás das colinas. Dando lugar à sombra. Como chegou a este ponto?"

Onde está você? ONDE ESTAMOS NÓS?!

4 comentários:

  1. haioeuhoiaeuhiuoaeha
    Essa foi uma bruta coincidência! Falei algo meio parecido na postagem de hoje. xP
    Não falei diretamente sobre o homem, então a tua tá mais a caráter (bem mais) em questões estéticas no que diz respeito ao assunto, mas enfim, interessante.
    Gostei da postagem! De vero!

    ResponderExcluir
  2. HAUAHUAHUAHAUHUA, tava preparando ela desde as 21:30 de hoje XD, me veio uma luz assistindo o History. Mas, bah, que bacana escrevermos algo parecido! Unindo forçar em nome da causa! HAUHAUAHU
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  3. Hey Natanael, acho que nunca te deixei um comentário. Mas lendo essa postagem, é quase inevitável.. Bom, pra começar, teu texto está realmente muito bom! Me animou ler ele especialmente porque esse é um tema que tem me deixado bastante inquieta nas ultimas semanas; mas acredito que quando conseguimos sair da nossa zona de conforto e reconhecemos essas verdades nojentas já é um grande passo, conseguistes isso perfeitamente! Compartilho da tua indignação:

    "Através da psicologia e psicanálise, reforçadas pelo estudo friamente científico do indivíduo, a nossa realidade espiritual fora rejeitada e o homem não viu-se muito mais do que uma máquina"

    Pode acreditar, sou obrigada a ouvir todos os dias sobre isso, e ouso dizer que ainda é muito pior do que parece. É mais que Freud, é a cabeça vazia de milhares de homens e mulheres alimentadas dia após dia por uma verdade criada unicamente para diminuir e rejeitar os planos de Deus. É isso, deixa eu guardar meus argumentos pra uma postagem no blog, quem sabe! :P


    Abraço, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Opa! De fato, nunca tinha recebido um comentário teu e, por esse fato, o valor de teu comentário torna-se gigantesco pra mim! Principalmente porque toquei, nalguns pontos, num assunto que faz parte da tua especialização.

    "é a cabeça vazia de milhares de homens e mulheres alimentadas dia após dia por uma verdade criada unicamente para diminuir e rejeitar os planos de Deus."

    Grande! São verdades assim que me deixam nauseado, indignado! Esse mundo tenebroso...
    Claro, claro ^^, guarde teus dizeres, pois só tu poderá usá-los com excelência! Obrigado!! Abraço!

    ResponderExcluir