De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cataclismo

"O mundo está mudado.
Eu sinto isso na água
Eu sinto isso na terra
Eu farejo isso no ar.
[...]
Muito do que já existiu se perdeu, pois não há mais ninguém vivo que se lembre.
[...]
E algumas coisas que não deveriam ser esquecidas se perderam.
A história tornou-se lenda, a lenda tornou-se mito.
[...]
E a escuridão retomou as florestas do mundo". - Introdução dO Senhor dos Anéis e a Sociedade do Anel.

Marcos 13.
6: Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
7-8: E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.

Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.

8: Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.
9: Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho.
10: Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações.
12: E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer.
13: E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.
14 a 18: Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa;

E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes.

Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias!

Orai, pois, para que a vossa fuga não suceda no inverno.

19 e 20: Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.

E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.

21 e 22: E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis.

Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.

24 a 27: Ora, naqueles dias, depois daquela aflição, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz.

E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas.

E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.

E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

Um único capítulo bíblico é capaz de resumir basicamente tudo o que se vê hoje e se espera do futuro, e há quem ouse pregar que a Bíblia é forjada e não compreende a Verdade! As comprovações históricas e as evidências arqueológicas dão base certeira para os, aproximadamente, dois mil anos dessa e de outras profecias. Não há descrição tão clara de fenômenos apocalípticos em nenhum outro documento antigo, senão na Bíblia. Nenhum povo da antiguidade deixou legados tão objetivos e confiáveis... você percebe como a passagem de Marcos nem ao menos precisa ser interpretada, de tão clara e contemporânea? - Outra postagem minha (O Fim) fala mais sobre isso, veja também o vídeo no youtube (aqui).


Em nenhum outro período da história é possível ver o Apocalipse se desenvolver sem lacuna alguma e essa verdade tem desesperado uma quantidade imensa de cristãos, fazendo a temática escatológica ter um papel superior ao necessário. Existem, basicamente, dois extremos na igreja atual: o primeiro esquece que estamos no Fim dos Tempos, pois trata-se de um assunto desconfortável e pode afugentar uma parte da multidão -"melhor falar de prosperidade"- e o grupo que supervaloriza esse tema e treme nas bases ao estudá-lo. Nenhum extremo é bom.
Esse é o enfoque secundário da postagem: não precisamos temer O Fim e, muito menos, esquecê-lo. Ele tem um papel fundamental para fazer-nos continuar andando na linha e buscando a salvação dos incrédulos enquanto pudermos, além de nos entusiasmar, pois vemos nosso Deus ser engrandecido e comprovado!
Por que não devemos temer O Fim? Ora, Deus é o Senhor do Universo e nós, filhos dEle, servimos ao Todo Poderoso Senhor, nada do que nos acontecer, estando nEle, não estará sob Seu controle e ciência.
Tudo o que a Bíblia descreve acontecerá, não há como fugir disso e, analise bem: se o próprio Deus profetizou, então nada do que acontece e acontecerá dentro desse tema estará fugindo da vontade dEle. É necessário que aconteça e você, provavelmente, terá o privilégio de ver algo que poucos na história humana terão a honra de presenciar: O Fim.
Nossa vida nessa terra só principiou pela vontade do Pai e só segue por esse motivo. Poderíamos não existir ou ter perecido nalguma fatalidade outrora. Mas estamos aqui, sem merecimento, vivendo essa curta vida, essa estadia na Terra. E pense: a vida aqui é tão curta, efêmera, que o fato de, quem sabe, morrer antes da hora, não deveria amedrontar ninguém! Até porque temos a perspectiva de Vida Eterna logo mais. Foquemos mais a eternidade do que umas mordomias aqui.
A medida que o caos se instala, que a perseguição aos cristãos aumenta e o reino anticristão se instala, mais nosso Deus é glorificado! Ora, Ele nos revelou exatamente isso e quando essas coisas acontecerem, haverá a comprovação de Seu poder! E mais: no fim da história desse mundo decaído, no último suspiro, na batalha final, estaremos no limiar do Milênio da Paz, da vinda de um mundo SEM PECADO, estaremos muito mais perto da vitória! -Então, que bom que os dias de caos estão batendo nossa porta! Antes do que pensamos conseguiremos vencer!
--Só o encontro massivo dos exércitos de dois inimigos pode decidir de uma vez por todas a guerra.--
O movimentar frenético de Satanás nesse mundo, que vai bem além do que se concebe ao longo da história, só revela uma coisa: ele está desesperado, pois também percebe que seus dias estão terminando e tenta, a todo custo, derrubar quantos pode antes disso.
É BOM QUE O FIM SE APROXIMA. Eu já não temo como outrora. A Igreja será purificada, pois os cristãos descompromissados evitarão a perseguição. Esse mundo podre, fétido, repulsivo, não terá mais longos dias de perversão. É chegado o dia da Grande Batalha, o período mais intenso e efetivo do cristianismo na história mundial... e eu estou perto de viver isso. Que honra! Lutarei, de fato, o conflito mais tenebroso! Isso, com a certeza da vitória, mesmo se morrendo fisicamente!
Tudo o que é material, tudo o que é humano, tudo o que é perecível, tudo acabará, será varrido. Assim como os decaídos, os servos e o próprio Satanás. Sim, os demônios, os homens que seguiram ao lado destes e Satanás. Não restará maldade alguma!

"Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.

E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias."

Então chego ao ponto central dessa postagem: o que sobrará da boa parte contaminada da igreja? Sabe-se que as virgens que estão dormindo não serão levadas pelo esposo, quando este retornar! Se o cataclismo varrer aquilo que é humano, quanto da igreja mundana restará?! O quão vão terá sido seu trabalho?
Templos gigantescos e repletos de relíquias e simbolos, cofres entupidos com toneladas de ofertas, dízimos, escrituras de propriedades... O que restará? Pastores com os dedos cheios de anéis de ouro, ternos finos, carros luxuosos, propriedades riquíssimas? O que sobreviverá?!
Depois do Fim, quem se lembrará da performance do fulano ao receber a "unção do leão"? Quem ouvirá o som do shofar? De que tamanho ficará a longa saia da fulana? Quem ainda conseguirá ouvir o irmão ciclano gritando "aleluia" a cada cinco minutos na pregação?! Do que terão valido as orgias disfarçadas na rave gospel?! Quem se lembrará? Ou melhor... quem, antes do Fim, não se arrependerá de não ter dado mais atenção a uma genuína vida com Deus do que para o show dominical?
De que adianta?! De que adianta ficarmos desesperados e enfrentarmos com unhas e dentes os homossexuais? De que adianta, se nO Fim essa luta se verá vã? -Não digo para não nos defendermos e exigirmos respeito. De que adianta mergulharmos na política e nos envolvermos largamente nela se, no fim, tudo não passará de ruínas? De que adianta procurar lacunas na Bíblia para conseguir pecar se todo o pecado será aniquilado -e o incrédulo? De que adianta medirmos numa balança a quantidade de "mundo" que pode entrar na igreja, se as coisas desse mundo, todas, irão se desfragmentar? De que adianta alimentar os cães deste século, deixá-los gordos, se em pouco tempo serão abatidos? De que adianta sair por aí expulsando demônios de tudo e todos, se os próprios também serão aniquilados?! De que adianta construir uma igreja regida por frescuras e bobagens de política humana, entupida de regras infundadas e cheia de cargos se, no final, nada disso restará? DE QUE ADIANTA?!
De que adianta, leitor, a igreja deixar um legado exclusivamente material, se tudo o que é material será destruído? De que adianta declararmos guerra total contra tudo e todos, contra os incrédulos, contra o que é mundano, se, no fim, tudo, de qualquer forma, se acabará? Seria uma luta VÃ! Um esforço vão! De que adianta a Igreja tornar-se apenas mais uma instituição, um clube, uma indústria capitalista, uma sociedade humana, se todas essas coisas serão aniquiladas? De que adianta a Igreja trocar o evangelismo e levar o mundo para dentro dos templos, tornando-os mais confortáveis aos mundanos, se tanto os mundanos quanto seu mundo evaporarão?! De que adianta a Igreja se preocupar em demasia com o formato do púlpito e esquecer-se de pregar o cristianismo genuíno? Não sobrará púlpito, não sobrará tijolo, não sobrará NADA!
No Fim alguém ainda considerará a riqueza e prosperidade do determinado irmão? Na hora da batalha, esse irmão conseguirá se defender se manusear uma frágil espada de ouro? E seu ouro pagará sua sobrevivência no cataclismo? E o outro, conseguirá lutar com o "martelinho da bênção"? Os membros do Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino do Edir irão conseguir se mantér vivos se escondidos atrás das super-ungidas pedras de Israel? Será que a camisa suada do apóstolo irá proteger seu seguidor fiel de toda a tormenta?! De que adianta a Igreja viver para o mundo, se esse mundo irá se esfacelar por completo?! Essa igreja posso chamar de inútil, pois seu legado material de nada servirá! Tal igreja não está nesse mundo pelo chamado genuíno e, embora se diga cristã, DE FORMA ALGUMA O É!
Ao escrever isso lembro-me do vídeo de um jogo de guerra, Warcraft III, que mostra o duelo entre um homem e um orc e, no final, aparece uma criatura infernal e mata ambos. Duelo vão. Sem vitorioso. É exatamente isso que acontecerá com a igreja que enfrenta o inimigo errado e da maneira errada. É exatamente isso que acontecerá com a igreja que luta pelas próprias e mundanas forças, que combate o mundo por território, por área de atuação, para obter mais "cabeças". É exatamente isso que acontecerá com a igreja que só se preocupa em golpear e agredir todo o traço de mundo, ao invés de resgatar aqueles que estão perdidos nele. Não adianta exclusivamente degladiar com esse "mundo", no final, uma força maior do que podemos conceber, a força do próprio Deus, irá varrer tanto o mundo quando a igreja mundana, resgatando os seus verdadeiros filhos.

Nos voltemos, novamente, para nosso verdadeiro papel nessa terra. O único legado que realmente durará e ecoará pela eternidade não será uma luta ferrenha com o inimigo, que também será destruído, mas, sim, a salvação eterna de quantas almas conseguirmos atingir e orientar! Apenas isso nos vale fazer nesse mundo!! APENAS ISSO! Somente para tal aqui estamos, pois só durará para sempre a vida daqueles que se entregarem à Deus. SÓ!
Ora, sejamos sóbrios! Se a única coisa que pode ser eternas aqui é a alma humana quando entregue ao Pai, que outra coisa basta a Igreja fazer nesse mundo? É óbvio que somente isso basta! Nada mais e nada menos! É claro que, para tal, deve-se haver condição financeira e templos, mas sem exageros absurdos, sem colocar o material como prioridade! De que valeria a Igreja se não fosse para fazer aquilo que nenhuma outra instituição nesse mundo faz? Evangelizar? Instruir? A igreja que não foca o evangelismo e a pregação de um cristianismo sóbrio e completo, essa igreja não pertence a Deus e seu legado é perecível! Seu trabalho é vão, fruto de uma existência inútil!!
A nossa vida aqui é tão curta, tão inconsistente! Quantos nos custa dedicar 70 ou 80 anos de nossa eternidade como cristãos para a campanha militar que devemos empreender aqui? Esse curto período é como um relâmpago mediante a eternidade! Não temos moral de, visando uma Vida Eterna, reclamarmos e exigirmos conforto e mordomias aqui!! São umas poucas e intensas décadas que deveriam ser quase que exclusivamente dedicadas à Obra, à salvação dos cativos desse mundo! Três décadas de trabalho para salvar eternamente uma única alma já valeria a pena!! Analise a dimensão disso! Você só precisou de trinta anos para garantir toda a eternidade para uma pessoa! Por que não fazê-lo para tantas quantas conseguirmos alcançar? Ou somos as criaturas mais horrendas desse universo que, tento essa possibilidade, em egoísmo e preguiça não movemos um braço?
Diante desse cenário todo, me entristeço ao ver tantos cristãos desperdiçando suas curtíssimas vidas em pecado, vendendo-se para este mundo condenado e fadado à desgraça! Me entristeço ao ver o tamanho da cegueira de boa parte dos cristãos! Que caminham a vida toda nos mesmos 10 metros de vida espiritual, evitando iniciar a jornada para a qual foram chamados, que ficam mais no Caminho Largo, que partilham da perdição com os incrédulos ao invés de serem luz em suas vidas! Isso é inconcebível! Isso é uma tremenda vergonha, beira a insanidade! É quase impossível crer que esse tipo de cristão realmente acredita em Deus, possui um cérebro dentro de seu crânio ou algum mínimo senso de dever, de moral! NÃO PASSA DE UM REPULSIVO ASSASSINO DE ALMAS! - Pois quem não mata o lobo, instantaneamente está condenando as ovelhas!
Preste atenção nisso, pense no tipo de legado que deixará, reveja suas prioridades, analise a quantas anda tua razão e lógica, teu senso moral. Não tema O Fim por ti, tema pelos incrédulos, que não conhecem a Palavra! Nossa missão aqui não é complicada, não tanto quanto a complicamos! Perseguição? Que venha! Podem estraçalhar meu corpo físico, pois ele morrerá de qualquer forma!! O que fica é apenas aquilo que foi feito para ser eterno!
-Não quero cair em contradição com outras coisas que escrevi: devemos, sim, lutar contra esse mundo, mas jamais tomar isso como prioridade! A luta deve vir porque atiçamos o Maligno ao tentar resgatar os incrédulos das trevas e ao buscarmos a pureza! Também não digo para evitarmos desafiar as coisas mundanas que nos opõe, pois temos que nos defender e mantér o cenário o mais limpo possível para facilitar a evangelização!-
Tiago 4: 14
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Natanael Castoldi

De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

----/----
Segue o vídeo de introdução do World of Wacraft, Cataclysm, que inspirou essa postagem. Trata-se de um mundo dividido por duas facções que se enfrentam para a dominação dessa terra, mas, no final, uma força muito maior se coloca entre elas e ameaça ambas, assim como o mundo que disputavam. Luta vã. Assim é com o relacionamento entre Igreja e mundo, em muitos casos: disputam cabeças, números e poder político. Nada disso restará.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário