De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Complexo de superioridade

Faz um tempo que escrevi sobre o extremo oposto: "Complexo de Inferioridade" e hoje chegou o momento de fazer uma breve reflexão sobre essa outra questão, ainda mais presente nas vergonhosas igrejas evangélicas do que a anterior. -Tentarei ser breve e objetivo dessa vez, até porque eu já escrevi muito sobre assuntos parecidos.
As igrejas atuais, em grande parte, estão esquecendo de sua missão nesse mundo e tornando algo que deveria ser completamente focado em Deus, um antro de politicagem humana. É obvio que quando a igreja deixa de ouvir o Pai, os aríetes desse mundo conseguem derrubar as portas do templo e pilhá-lo com toda a espécie de ideologia mundana. Tudo aquilo que não visa Deus como Senhor, não tem parte com Ele e, logo, caí nas garras do "outro", não há alternativa... e se vemos uma igreja que não considera mais Jesus como Cabeça, então, certamente, o Inimigo tem tido caminho livre para liderar. É uma questão óbvia!
Dentre as idéias mundanas que têm conseguido arruinar os alicerces das igrejas, a mais mortal de todas é o humanismo, o antropocentrismo. O homem é o senhor do Universo, o homem é, basicamente, um mago com potencial absurdo, capaz de controlar poderes sobrenaturais, capaz de controlar o Espírito Santo, capaz de controlar o agir de Deus. O homem se sente tão grande, que vê Deus como um escravo, que deve serví-lo sempre e com tudo o que desejar, independendo do que for. O homem, em seu senso de superioridade humanista, sente-se tão "por cima" que passa a ter autoridade, inclusive, sobre a Bíblia, incluíndo novos versículos e ensinamentos, ignorando metade do que ela diz com a certeza de que, sendo ele, como homem, tão poderoso, Deus DEVERÁ entendê-lo! Esse cristão não vê problema algum em destruir "sua" propriedade, procurar lacunas na Palavra para poder pecar e mal-interpretar, manipular, as Escrituras para facilitar sua vida.
"Tão grande" cristão! Ele é o "escolhido", aquele que Deus, certamente, mais ama dentre todos da igreja, o mais abençoado, o mais poderoso! É o novo profeta, é mais um apóstolo. Se for pastor, que suas ovelhas o endeusem, façam a trindade formar-se um quarteto, coloquem-no ao lado de Jesus... enquanto o tal se coloca acima do próprio Deus, sendo senhor de tudo o que está ao seu alcance. É o seu agir que fez a igreja crescer, é seu o mérito!
Na onda vem a promiscuidade, a libertinagem, e a prosperidade. Sendo o grande rei, tal cristão não vê problemas em pecar deliberadamente, em dividir seu tempo e deixar o restinho para o "outro" Deus. Certamente o deus em que esse tipo de cristão acredita não é o Deus bíblico. Como o homem é o centro, então, toda a história de vida do cristão se resume na busca por conforto e riqueza material, esquecendo-se de que a Bíblia condena essa postura. Deus é uma espécie de árvore de dinheiro ou um "papai noel", que teve a péssima idéia de criar o ser humano apenas para engordá-lo e iniciar a Igreja para que esta viesse a se tornar uma bolsa de valores, onde os seus "filhos" viriam para comprar ações esperando um retorno dobrado. Deus não cria nada inútil... uma igreja assim, num mundo como o nosso, não faria diferença alguma!
Então verdadeiros reinados de pastores se consolidam, com a construção de genuínos palácios -ou templos- e uma indústria capitalista de instala.

O cristão que padece desse mal, também é aquele que caminha de nariz empinado na rua, pisando nos incrédulos, pois diz-se superior a todos eles, pelo fato de ser um Filho de Deus, enquanto eles não passam de pobres coitados. Também é o cristão fariseu que caminha na igreja com sua coroa e seu cetro, que reina sobre os "irmãos menores", menos abençoados, menos afortunados, "menos" amados por Deus.
... O Senhor do Universo não teria motivo algum para se orgulhar de seres assim, mediante a Sua própria e imensurável glória!

Outros cristãos saem por aí cantarolando: "Eu sou super importante, eu sou insusbstituível! Deus PRECISA de mim, eu estou fazendo um baita favor pra Ele, que sorte que Ele tem de me ter em Seu Reino!" Há cristãos que pensem que Deus e o Diabo possuem forças iguais e lutam de forma equilibrada, por isso Deus precisa de nossa ajuda, porque somos "grandes"...
... Que bobagem! Deus é O CRIADOR DE TUDO! A novidade é que Deus está fazendo um favor, por amor, ao te aceitar como Filho, Ele não precisa de ti e tu é, muito bem, substituível. Se tu desistir daquilo que Deus tem preparado pra ti, da tua missão, outro a fará. Simples. O Deus eterno e onipotente não precisa de favores, de ouro, de obras... Ele tem tudo sob controle e NÃO MOVERÁ o Universo por tua causa! Tu é que deve MUDAR O TEU MUNDO por causa dEle! Tu é que deve demonstrar interesse e se esforçar para merecer a Eternidade no Céu! Deus não está correndo atrás de ti, Deus não está querendo te comprar, te subornar, para garantir que tu aceite ir pro Céu, porque Ele está querendo, mais do que tudo, tua presença lá, tua ilustre companhia. Ele realmente te quer, mas quem precisa desejar mais do que tudo a Vida Eterna é TU!
O grande problema desse tipo de cristianismo anticristão é a concepção totalmente deturpada de Deus, considerando-o pequeno, um vô que gosta de presentear ou um comerciante que pede bens materiais em troca de um determinado produto. Está última, sinto informar, mais se assemelha a tática de Satanás para seduzir o homem. O fato é que nem a Bíblia e nem o mais básico senso de razão e lógica dão fundamentos para tais idéias... apenas uma multidão ignorante, submetida a uma liderança usurpadora, é capaz de crer nisso. É completamente inconcebível que exista real cristianismo numa postura que destrona Deus, que destrói a Bíblia e supervaloriza o homem, que não é muito mais do que uma frágil criatura!
Como o Deus Criador, que fez o Sol e outras estrelas ainda maiores, que, com exacerbado poder, formou o núcleo ardente de nosso planeta, o mar turbulento e ergueu as montanhas, poderia se submeter ao homem? Como o Deus que criou o homem, se submeteria ao próprio? Ninguém cria algo para, depois, obedecer sua obra, devê-la explicações, devê-la desculpas, devê-la servidão! Você acha que Deus criaria o homem para que este sentasse no trono do Universo? Logicamente não! Isso é óbvio! O cristão humanista deve ter o cérebro do tamanho de uma ervilha para conceber idéias assim!
De forma um pouco mais branda, mas igualmente embasada numa espécie de complexo de superioridade, vem aquela idéia de um Deus que vive se prostrando, se curvando para o homem, correndo atrás e insistindo. "Deus mora na casa ao lado"... ou consideram-no um mordomo que vive junto e tá sempre no seu encalço oferecendo alguma coisa.
O problema de nossos dias é que a palavra "Deus" se vê banalizada, lê-se, escuta-se, fala-se o tempo todo. As igrejas evangélicas têm feito tantas porcarias que o próprio nome de Deus tem sido jogado junto no lodo. Ninguém mais vê Deus com temor, o Seu nome não causa mais efeito algum, passou a transmitir a idéia de um pai que não sabe como lidar com seu filho rebelde ou que faz todas as vontades da criança mimada. Ninguém mais O respeita. Ninguém mais O teme. Quase ninguém mais O anseia, O deseja com sinceridade, sem interesse. Poucos ainda O querem apenas pelo fato dEle ser o Senhor do Universo, o Pai Criador, de tremerem nas bases ao pensar nEle. Deus passou a ser considerado algo normal, alguém comum, que tá sempre ali, basta estalar os dedos que Ele aparece. Não tem mais importância, não tem mais valor, não faz mais a diferença. Deus ficou por último na rotina diária, por último nos planos, não passa de um nome, de um objeto, de um amuleto - ou de uma muleta. É isso que a maioria dos cristãos diretamente transmitem.
Pensar nisso me dá um frio na barriga. O que estamos fazendo?! Com quem estamos brincando?! O nome de quem estamos destruíndo?! Que absurda falta de temor! Poxa, O SENHOR DO UNIVERSO! Aquele que pode te desfazer em um trilhão de pedaços num piscar de olhos! -Bom, não merecemos menos do que isso, não é?- O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MEIO EVANGÉLICO?! Será que ainda servimos ao Senhor do Universo... ou a nós mesmos, considerando-nos, portanto, senhores de tudo?
Se estivéssemos no Velho Testamento, um bom bucado dessa igreja seria castigo para servir de exemplo, para que a realidade mudasse! Mas vivemos a Graça, Jesus veio pregar o caráter. A salvação é individual! Então, infelizmente, a situação continuará assim, caso não houver uma mudança de postura. Deus não irá interferir no livre-arbítrio, mas certamente condenará Seus inimigos assim que morrerem ou no cataclismo profetizado!

Pois eu tenho ainda uma outra novidade Bíblica pra ti: Deus não é qualquer coisa, Deus não está correndo atrás de ti o tempo todo querendo se mostrar. Deus é absolutamente superior, a ponto de, como se confirma pela Palavra, morrermos caso O vejamos! Veja o texto de Êxodo 33:18-23, quando Moisés conversa com Ele:

Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.

Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.

E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.

Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.

E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.

E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.


Outras passagens Bíblicas também mostram essa absurda diferença existente entre Deus e os homens e o fato dEle estar muito acima de nós:

1Timóteo 6:16

"Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém."

Atos 17:24

"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;"

Ou o homem ainda pensa que ele está construíndo a morada do Pai?

Salmos 113:5

"Quem é como o SENHOR nosso Deus, que habita nas alturas?"

Deus é, sim, um Senhor presente, mas não o consideremos pouca coisa, equivalendo-o ao nosso colega da escola ou faculdade, nosso vizinho ou um primo -e olha que, muitas vezes, os valorizamos mais do que o Pai. Deus é DEUS! O Reis dos reis, O Senhor dos senhores, O Senhor dos Exércitos! Ele não é como nós, Ele não se limita ao mundinho a que nos limitamos! Ele é muito maior do que concebemos! Muito maior, absolutamente maior, do que a igreja atual está pregando! Compreendamos isso!! Não somos porcaria nenhuma perante Ele, não estamos em posição de tentar manipulá-Lo, comprá-Lo, enlatá-Lo! Ele é o único Deus, o Deus sobre todos os "deuses"! O Pai sublime! Mas, ao mesmo tempo que Senhor do Universo, quer ter um relacionamento contigo... não quero transmitir aquela imagem medieval de um Deus mau e distante, jamais. Ele é um Deus que se preocupa, um Deus bem humorado e amigo. Mas não estrapolemos! Tenhamos TEMOR!! ELE É DEUS, por favor, compreendamos isso! DEUS!!
Natanael Castoldi

Seguem dois vídeos do filme O Príncipe do Egito. O primeiro retrata o fato da sarça ardente, quando Deus pede para Moisés tirar as sandálias naquele santo lugar e mediante a Sua presença. No segundo, vê-se o imenso poder de Deus demonstrado no abrir do Mar Vermelho. Esse é o nosso Deus! Êxodo 3 e Êxodo 14:15-31, respectivamente.

Leia também:
-Temor <-
-Visão <-

Nenhum comentário:

Postar um comentário