De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Desafios

Enfim, aqui estou novamente! É tão bom poder ter tempo para escrever... mas tão bom quanto foram as experiências vividas nesse último mês e meio - delas pude extrair ensinamentos para a vida e, também, para postagens no blog. Recomeço hoje, espantado ao ver mais de 11 mil visitas no marcador ao lado, com um tema importantíssimo e muito presente nas minhas últimas semanas: desafios.
Além do fato de ficar à serviço de Deus por mais de um mês, coisa que jamais tinha feito de forma integral por tanto tempo, senti-me desafiado de inúmeras maneiras. Trabalhar com crianças bem mais novas e ter que me adequar à linguagem delas, trabalhar com jovens de religiões bem diferentes e mostrá-los a Verdade de forma sábia, ter a paciência testada, não deixar-se levar pelo cansaço... Mas o que mais me marcou, por fim, veio nos últimos dias por lá: um grupo de canadenses foi pra missão com o objetivo de organizar e liderar o acampamento de inglês que nesse exato momento ocorre. No último dia da temporada, quando grande parte da equipe já havia ido embora, os que restaram saíram com os canadenses para comer fora, ali já criou-se um clima amistoso entre nós... desde já estava surpreendido: compreendia quase todo o inglês que eles falavam.
Mais tarde, no fim da noite, comecei a mostrar fotos do belíssimo RS para um jovem amigo estrangeiro, o que me levou a tentar explicar-lhe um trabalho que fiz sobre teologia. O resultado foi que ficamos cerca de duas horas conversando. A questão aqui é a seguinte: nunca fiz curso de inglês e nunca compreendi tal língua na escola e isso me chamou a atenção. Antes sentia-me envergonhado e tinha certeza de que era péssimo em inglês, jamais testando-me e tentando sair da zona de conforto, o que veio a mudar apenas quando me deparei com estrangeiros e me senti desafiado! Tal desafio mostrou algo sobre mim que eu mesmo não tinha conhecimento, tal desafio aniquilou o senso de inferioridade, a insegurança e o receio. Um desafio... um desafio rasgou o véu que ocultava, que aprisionava um conhecimento e me diminuía. Um desafio! Agradeço a Deus por ter sido desafiado!
Na história há grandes exemplos do resultado positivo que os desafios causam. Algo que concebo desde o início de minha adolescência é os povos do Hemisfério Norte e suas regiões frias se desenvolveram, primeiramente, mais do que os sulinos e das terras quentes devido ao desafiador e brutal inverno. Ora, como o empecilho de um rigoroso inverno poderia tornar um povo superior ao que pode colher frutos tropicais o ano todo? Simples: para sobreviver tinham de sair da zona de conforto, encontrar meios de garantir calor e tecnologias para preservar alimentos ou caçar grandes mamíferos. Povos de florestas equatoriais não sentiam necessidade de preservar e armazenar alimento ou caçar grandes criaturas, sendo mais fácil coletar frutos das árvores.
Outra prova de que desafios fortalecem está em dois dos países que mais sofreram com a 2ª Guerra Mundial: Alemanha e Japão, as duas nações mais humilhadas e arruinadas com o conflito mundial. Não preciso falar muito sobre o tema e sobre o que aconteceu aos países, já que você certamente sabe, mas perceba algo nos dias atuais: as duas nações figuram entre as maiores potências do mundo! Não faz muito tempo que o Japão se via em 2º lugar e a Alemanha em 3º - antes de a China explodir em crescimento. Sem dúvida a Grande Guerra foi decisiva para tal: terminar o conflito em total ruína desafiou essas nações! Tinham que se reerguer, vencer a humilhação, então agiram num esforço sem igual, saindo de verdadeiras sepulturas para crescerem de forma assombrosa. Desafios! Inimigos! Problemas! Sofrimento! Sim, aquilo que nos atormenta hoje pode servir de alicerce para uma vitória futura.
A Bíblia traz bom exemplos desse tipo de situação, como ocorreu com o reinado do rei Asa, em 1 Reis 15. Os reis que o antecederam deixaram um triste legado. Maus reis, abandonaram Deus e incentivaram o culto de falsos deuses, dos deuses dos povos próximos de Israel. Asa também encontrou uma nação perigosamente ameaçada pelos inimigos. Sentiu-se desafiado mediante tais fatores, iniciando um movimento fortíssimo de eliminação dos ídolos, fortificação das cidades e ampliação dos exércitos. Deus novamente estava no centro! -2 Crônicas 14.
Ah, os desafios! Um cristão é um guerreiro... como crescerá como tal se não tiver batalhas para enfrentar? Deus, em Sua imensurável sabedoria usa de desafios para fazer com que seus filhos cresçam. Ora, se Ele nos deixasse eternamente em um belo e quente jardim, com fartura e paz, jamais cresceríamos, jamais sairíamos por conta da zona de conforto, jamais faríamos algo em prol do nosso decaído mundo - e se tentássemos fazer, padeceríamos facilmente, da mesma forma que adoece com extrema facilidade uma criança mimada e protegida ao entrar em contato com alguma doença, já que sua vida numa cúpula a impediu de criar anticorpos.
Desafios, deixar-nos caminhar em charcos de água podre, levar-nos a cruzar cavernas e poços fétidos, a enfrentar toda a espécie de inimigo imundo, tudo isso nos faz crescer e fortalecer! Deus, o maravilhoso Criador e Senhor do Universo, nosso amável Pai, por mais estranho que possa parecer, não quer nos ver consumar uma vida num pequeno paraíso terrestre, quer nos enviar, como emissários, para os lugares mais tenebrosos desse mundo! - Um recanto ensolarado não precisa de mais luz, enquanto há lugares nesse mundo mergulhados em trevas densas e palpáveis, em trevas perpétuas e que precisam ser retorcidas e aniquiladas! Deus é quem nos dá a tocha e a espada para marcharmos nas entranhas desse mundo enegrecido!!
Nisso a Igreja atual erra profundamente. Os cristãos tendem a pensar que Deus nos enviou a esse mundo de férias, para desfrutarmos de nossa curta vida numa praia paradisíaca. Ora, se você está nessa "praia paradisíaca", olhe para o mar! Olhe e veja os cadáveres boiando na água, veja as ondas de mortos, corpos rolando na areia... Deus não te colocou mediante um cemitério para assistir o apodrecer dos incrédulos! Se você está nesse mundo, certamente não é para passar férias! Se assim fosse, você estaria num lugar "um pouco" melhor, não acha? Cristão: esse Mar de Mortos é teu desafio! Resgatar tais mortos é a tua luta! Se não é capaz de compreender isso, provavelmente é mais um dos mortos que boiam nas águas enquanto são devorados pelos vermes das fendas do mar.
Pense! As idéias atuais de prosperidade cristã, de libertinagem, de fanatismo... comportam a situação explanada acima? Deus não é um guardador de porcos! Deus jamais criou a Igreja para ser um chiqueiro e os cristãos para passarem a vida toda engordando, se entupindo de comida sem sair do mesmo m². Jamais! Cristãos que acham que estão aqui apenas para receber, apenas para se entulhar de besteiras, pensam exatamente assim! A prosperidade material trabalha dessa forma! Será que Deus, querendo que saiamos de nossa zona de conforto, supriria todos os mimos e frescuras de seus filhos? Só se planejasse fazer da Igreja um berçário... e não uma fortaleza de guerra! Você acha que cresceríamos se não padecêssemos dificuldades? -Quando pedimos um pão de milho pra Deus, Ele raramente nos dará em mãos. No topo do monte colocará um cesto cheio de espigas para moermos no moinho de uma aldeia ainda mais distante, no interior da floresta, onde também haverá condições de prepará-lo e assá-lo com nossas próprias mãos.-
Volta e meia Deus permite que alguns chacais te ataquem para que você treine o manejo da Espada afim de que, no dia em que se deparar com algum leão, consiga enfrentá-lo! -Às vezes só matamos nosso inimigo porque ele nos emboscou e não tivemos outra alternativa. Deus faz assim ao mandar uma alcatéia de coiotes ao nosso encontro! Nos obrigamos a enfrentá-los e, no final, descobrimos que somos fortes, que crescemos e temos condições de enfrentar algo maior! Davi, entes de derrubar o gigante Golias, enfrentou leões e ursos! -Pause a música e assista a introdução do jogo Titan Quest:
... No meio da batalha, mediante desafios novos, somos instigados a arriscar e, levados ao extremo, temos de achar uma forma de vencer... e, sempre, tal forma é buscar mais profundamente a Deus. - É nas mais profundas batalhas que nos aproximamos mais do Senhor dos Exércitos, pois Ele está lutando, pois Ele é o Senhor da Guerra e só com Ele temos certeza da vitória!
Existem bilhões de mortos a boiar no mar adiante e, a vigiá-los e aprisioná-los, um gigante kraken. Se você deseja ser aquilo para o qual foi criado, precisará enfrentar esse demônio das profundezas, se você deseja libertar os cativos dos tentáculos desse ser, necessariamente deverá enfrentá-lo! Para tal, porém, você precisa se fortalecer e tal força se adquire quando derrubados os ditos chacais, os problemas internos em tua vida. Para facilitar, Deus te levará a lugares onde será testado e instigado a "derrotar-se". Caro leitor: a vida nesse mundo é curta, uma rápida campanha militar. Você não veio aqui para ter conforto, você veio aqui para a guerra, para enfrentar as legiões de Satanás e resgatar seus cativos! Apenas isso!!!
... O conforto vêm só depois, no Céu, ao lado de teu Pai!! Agora, se teu cristianismo está sendo confortável já hoje, então alguma coisa está errada... então você não faz parte dos exércitos do Eu Sou!!
Natanael Castoldi

Segue a introdução do jogo "Age of Mythology" e a batalha de homens contra monstros. Mais ou menos assim deveria ser o relacionamento da Igreja com o Mundo... e dos cristãos com os demônios e tentáculos mundanos. Infelizmente hoje a Igreja senta e toma chá com o Inimigo.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário