De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Está em oculto

Na onda das postagens anteriores, hoje falarei acerca do que não podemos saber. A questão é muito simples: não, eu não tenho todas as respostas e, sem dúvida alguma, jamais as terei - seria extrema arrogância de minha parte afirmar o oposto. O que quero dizer com isso é que, por mais que creia que a Verdade Absoluta, inquestionável, inegável, entre outros adjetivos do tipo, esteja no cristianismo, por ter sido ele, ao contrário das demais ciências, filosofias e religiões -pois a fé cristã engloba todas essas esferas-, produto direto do pensamento dO Absoluto Criador, nele não temos material revelado divinamente para responder tudo acerca do Universo e dentro da própria teologia. Por que eu falo disso? Simplesmente porque esse é um problema com o qual me deparo constantemente: tentar responder questões impossíveis, com base na minha curiosidade e necessidade de compreender o mais plenamente possível a minha posição. Não digo que não devemos questionar, pois se o falasse, seria o maior hipócrita desse mundo e, como ouvi outrora, "aquele que não questiona o que diz acreditar, na verdade não crê", mas quero deixar claro que, para algumas perguntas, temos que nos contentar com um "não te cabe saber isso" da parte de Deus.
No universo das discussões acerca da Verdade, onde se digladiam os sacerdotes do ateísmo e os apologistas cristãos - estranho não termos muitas religiões envolvidas nessas questões -, constantemente vemos nossos opositores ateus argumentando contra a fé cristã com base naquilo que, de fato, não conseguimos responder, utilizando-se do nosso silêncio como argumento contra a verdade bíblica, também desferem ataques morais aos mais polêmicos conceitos bíblicos. Dois conceitos os céticos se esquecem, ou o fingem, na hora de maldizerem a Bíblia: ela nunca esteve preocupada em responder nossas dúvidas acerca da ciência, não utilizando-se de longas reflexões e análises entorno disso, pois as Escrituras não foram escritas há milênios esperando-nos, elas são obra divinamente inspirada para a compreensão de toda a humanidade, de todas as culturas e de todas as épocas e, convenhamos, nós somos somente a pontinha do iceberg nessa história, sendo ela bem mais útil moldando-se à concepção dos antigos, do que à nossa. Nessa questão também devemos levar em conta o motivo fundamental da Palavra, que é registrar a história do pecado e da redenção, da Queda e da Salvação, valendo-se exclusivamente dos pontos necessários para tornar essa maravilhosa história coerente e compreensível para todos, do mais ignorante ao mais sábio. O outro aspecto é o que se refere ao contexto histórico, social e cultural na qual o seu autor, qualquer um dentre as quatro dezenas, estava inserido, por exemplo: quando Paulo falou sobre a mulher, ele não estava sendo machista, pelo contrário: mediante a sociedade romana, que a tinha como mera propriedade do homem, ele estava revolucionando ao orientar a figura masculina ao profundo amor, mais forte do que a morte, pela sua companheira - Efésios 5:25-33. Paulo também não estava sendo escravagista ao orientar para os servos trabalharem, sem murmuração, aos seus senhores, pelo contrário, estava sendo extremo ao pedir para os senhores amarem os seus servos - Efésios 6:9. Além disso, há de se relevar, novamente, o objetivo da fé cristã, que está muito mais preocupada em levar as pessoas à Cristo, do que em se opor violentamente às vãs politicagens e convenções humanas. Marcos 8:36; João 6:27; Mateus 6:20.
De qualquer forma, na prática isso se vê aplicado: o Mundo Cristão, o Ocidente, é o único que aceita que seja praticada qualquer religião que não for a dominante, o que não se vê no Mundo Islâmico, Hindu ou Ateu, como é a China Comunista, onde encontram-se cerca de 300 milhões de cristãos sob perseguição do Estado e do povo, havendo neles um cristão padecendo perseguição a cada três minutos e outro sendo assassinado a cada cinco minutos -165 mil cristãos foram mortos por perseguição em 2009. Os árabes são os mais violentos, seguindo à risca suas tradições, contendo, em seus estados, 80% do número total de cristãos perseguidos no mundo e perseguindo, de cada 10 "inimigos de Alá", 7 cristãos. Você tem sorte, leitor, se não for cristão no Mundo Cristão, pois se tentasse não ser muçulmano no Mundo Islâmico, certamente seria perseguido. As mulheres Ocidentais também são afortunadas, pois vivem na cultura que mais as prestigia, a cultura cristã - nenhuma religião ou tradição cultural desse mundo põe as mulheres num nível tão alto de valor e liberdade quanto no cristianismo. Esses são só detalhes, para fazer-te repensar alguns conceitos sobre aquilo que você, quem sabe, já ousou criticar ou prestigiar. Não caia nas mentiras que se disseminam por aí pregando uma Bíblia terrível e retrógrada, um bom comunismo ou socialismo e um islamismo pacífico. Esses "parênteses" fecho agora, já que o assunto em questão nessa postagem não credita linhas demais sobre os tópicos até agora citados.
Não pretendo me delongar demais nesse artigo e, também, não pretendo escrever um texto de grande valor estético e ideológico, apenas quero deixar um importantíssimo conceito bem claro e que, sem dúvida, irá fazer-me jamais abrir mão de minha fé. Deuteronômio 29:29 não deixa dúvidas sobre o fato de que nem tudo poderá ser atingido pelo nosso pífio raciocínio, pela nossa vã filosofia, pela nossa limitadíssima e profana mente humana. Muito do que existe, existência essa assombrosamente maior do que a de que temos conhecimento pelo que vemos e estudamos, jamais poderá ser atingido, compreendido, concebido, por isso teremos de conviver com eternos enigmas, mistérios, dentro da fé cristã, da Palavra e em relação ao Universo criado. Continuaremos questionando incessantemente sobre determinados temas e eventos dentro da narrativa bíblica e quanto ao que se observa nesse mundo, pois para tais perguntas não há respostas acessíveis à nós, já que é da vontade de Deus que não as saibamos. Por sinal, o que motiva O Pai a agir dessa forma também é mistério e, quem sabe, venha a ser um daqueles enigmas que jamais terão alguma resposta conclusiva - arrisco dizer que tudo isso tem haver com o objetivo principal de nossa existência, que vai além de conhecimento de matérias desnecessárias, tratando-se muito mais de vida e relacionamento com O Criador do que qualquer outra coisa ou, ainda, fazer parte da verdade sobre o livre-arbítrio: a dúvida acerca de certas coisas precisa existir, para que os seres humanos não sejam pressionados a escolher por Deus, quando, de coração, não O querem, coisa que certamente aconteceria se a Bíblia explicasse claramente todos os detalhes e mistérios desse Universo, o que, não fazendo, também nos faz crer em Deus de verdade, antes com base na fé do que no conhecimento - pois o conhecimento e a sabedoria humana são alicerces muito mais frágeis e superficiais do que uma fé que independe da evidência, se contentando com a indiscutível ação de Deus num relacionamento de amizade e devoção, é isso que Deus quer, já que nossa vida nesse mundo é curta demais para nos determos em ciências, méritos e conhecimentos humanos, que morrerão conosco e tornar-se-ão pó. É melhor buscarmos uma vida com O Eterno Criador, do que perdermos a vida toda baseados no conhecimento adquirido e na busca por mais dele.
Devemos, sim, DEVEMOS, questionar e ter a coragem de nos posicionarmos abertamente acerca daquilo que mais nos parece coerente, mas há um mistério profundo nesse Universo e sobre a pessoa de Deus que não nos é permitido desvendar, pois O Criador, Ele próprio, o oculta. Há questões acerca das ciências e do cristianismo que são inatingíveis e inexplicáveis, tentar burlar essa regra, tentar atravessar esse "mar interminável", é inútil e, quem sabe, mortal - é como "correr atrás do vento", Eclesiastes 1:14. O pensamento e a atitude dO Eterno, algumas de Suas motivações e objetivos, acerca dos quais podemos levantar questões ao lermos a Bíblia, se não encontrarmos respostas com base numa honesta e profunda busca, simplesmente devemos nos conformar com uma realidade inquestionável: apenas o Espírito de Deus é quem realmente conhece a mente de Deus - 1 Coríntios 2:11-16. Isso é desanimador? Pelo contrário, isso é protetor, já que evita que nos orgulhemos em demasia pelo que sabemos, também evita que, obtendo pleno conhecimento, venhamos a obter pleno poder sabendo que ele corrompe. O essencial podemos saber, o essencial é compreensível até para a mais ingênua criança. O homem precisa, para proteger-se de si mesmo, de restrições, de algo que o limite e prive. Com isso concluo que a fé cristã NÃO DEPENDE da razão, apenas se fortalece com ela, e deixo evidente que somente com base na razão, a fé morre, pois há coisas que não se respondem e ponto final! O fato é que há coisas sem resposta em todas as questões de interesse humano e, felizmente, onde menos temos problemas com interrogações é no cristianismo, já que todos os fundamentos das "outras" religiões desse mundo são extremamente questionáveis, assim como há questões complicadíssimas a serem resolvidas dentro de cada conceito pregado pelo ateísmo - e para todas essas interrogações o cristianismo tem uma alternativa muito mais viável.
Você ainda pensa que as dúvidas irrespondíveis sobre a fé e a ciência cristã, A Verdade, a põem em xeque? Se assim o faz, está sendo muitíssimo precipitado!! Há absolutos que só com base no cristianismo, no Deus cristão, podemos compreender, e esses absolutos, essas "anomalias", são derradeiras provas de que, ao falarmos sobre a Bíblia, estamos falando da Verdade, pois uma só distorção no sistema obriga o observador a reorganizar toda a sua compreensão acerca dele. Algo assim aconteceu, por exemplo, em Joggins, na Nova Escócia, onde a erosão promovida pelo mar bravio nas encostas rochosas sedimentares revelou a existência de fósseis de árvores posicionados na vertical, transpondo dezenas de camadas do solo, que, supostamente, tinham se depositado ao longo de milhões de anos. A questão é que, havendo essas anomalias, as árvores fossilizadas verticalmente, toda a idéia anteriormente aceita sobre a formação do solo dessa região caiu por terra, pois árvores não podem ficar milhões de anos em pé enquanto são soterradas e fossilizadas, indicando que um grande deslisamento ou cataclismo ocorreu no local e formou, em questão de horas, dias ou alguns anos, toda a rocha sedimentar ali encontrada. A anomalia de Joggins pode ser o ponto de partida para se compreender que todo o solo sedimentar de nosso planeta formou-se rapidamente por meio de um cataclismo envolvendo colossais massas de águas diluvianas, remexendo todo o solo primitivo de nosso mundo e reorganizando-o segundo a densidade do material - 70% da rocha terrestre é sedimentar e a rocha sedimentar forma-se abaixo d'água. A anomalia de Joggins, se aplicada a outras inúmeras regiões desse mundo, pode explicar a existência de conchas nas mais altas montanhas do mundo, de picos de mais de 1,5 km de altura erodidos pelo mar -Yangshuo, China-, de fósseis marinhos em desertos ou solo desértico em florestas, de imensos cemitérios de fósseis, de fósseis a evidenciar a morte massiva de dinossauros por afogamento, das grandes reservas de petróleo, de florestas inteiras fossilizadas - incluindo as folhas das plantas -, de camadas rochosas perfeitamente dispostas uma sobre a outra, sem sinal de erosão alguma entre elas, indicando seu rápido assentamento -Grand Canyon, EUA-, a existência de resquícios humanos - ossos ou ferramentas - em camadas muito profundas do solo... Então, à partir da anomalia de Joggins, ligando-a a outras anomalias, concluímos que um dilúvio recente realmente varreu nosso mundo. Esse é só um exemplo de como funciona esse raciocínio e isso, parece-me, está perto de ser inquestionável, pois como pode uma árvore ser fossilizada verticalmente sem um rápidíssimo soterramento? Como podem camadas sedimentares serem perfeitamente dispostas horizontalmente, desacompanhando os declives do relevo e a tendência natural de deposição de sedimentos, senão por meio de uma terrível inundação a revolver e reassentar todo o solo pré-existente? Como podem camadas sedimentares serem perfeitamente horizontais, não havendo nenhum mínimo sinal de erosão entre uma a outra, senão por intermédio de uma forte inundação e uma rápida acomodação dessas camadas, antes de haver tempo delas iniciarem processos erosivos?! Sim, uma única anomalia nos basta para pôr em xeque todo o sistema mais creditado.
No parágrafo acima espero ter deixado claro que a simples existência de anomalias no solo derrubam toda a cômoda e tendenciosa idéia de que a Terra tem bilhões de anos, tempo mais viável para se comportar a Teoria da Evolução, mas há ainda outras anomalias nas quais podemos nos apegas para dizer, sem titubear, que, por mais que existam questões irrespondíveis dentro do cristianismo, ele trata-se da pura e inquestionável verdade. Um ou outro ponto oculto não podem desmerecer completamente a idéia que melhor explica a existência de anomalias absolutamente intrigantes nesse mundo, como são as evidências do Dilúvio Universal, descrito em Gênesis, que, de tão fartas, nem deveriam ser consideradas anomalias, mas, sim, tidas como anomalias deveriam ser as parcas evidências da concepção predominante. Isso parece valer para todos os pontos que a Bíblia defende, mas que divergem da teoria mais aceita.

A Palavra tem mistérios indecifráveis, mas eles não tem força o suficiente para desacreditá-la, já que a própria natureza misteriosa das Escrituras indica a sua origem divina, não humana. Veja, trata-se de um livro escrito por 1,5 milênios, em três continentes, por mais de quarenta autores largamente distantes em geografia, período histórico e classe social, mas, mesmo assim, retrata, com uma unidade e continuidade sem paralelo, uma mesma história central, que é a dO Messias, profetizado desde o Gênesis e vindo na pessoa de Jesus nos Evangelhos. O imenso trabalho realizado para a confecção da Bíblia, a sua unidade e extrema profundidade científica, filosófica, psicológica e espiritual, são evidência de que, por mais que seja difícil entender tudo o que ela fala, trata-se, de modo a ser inquestionável, da Verdade - é impossível que uma obra assim, com matéria prática para os ignorantes e farta para os sábios dos sábios, extremamente atual, mesmo sendo um dos livros mais antigos da história humana, tenha sido fruto de nossa pífia mente, parece-me impossível que homens, quer bem ou mau intencionados, possam ter confeccionado algo tão profundamente misterioso quanto a Palavra, cujo conteúdo nunca se exauri e cujas verdades jamais cansaram de serem constatadas e consolidadas conforme o homem desbrava a sua alma, o seu mundo e o universo que o rodeia - leia a postagem "Espantosas letras".
A Palavra, embora contenha pontos nebulosos, nos quais as lâmpadas do conhecimento humano não surtem efeito algum, prova-se detentora da Verdade Absoluta que, mesmo não podendo ser esquadrinhada plenamente, pelas "anomalias" se faz inquestionável. Isso digo com base nas evidências de que o homem bíblico, retratado no Gênesis, se enquadra muito melhor na realidade observada do que o homem mitológico, extremamente rudimentar e bruto, pregado pela Teoria da Evolução. Não vou me deter muito nas questões da Arqueologia Proibida, que falam, por exemplo, da usina de ferro de 20.000 anos encontrada na Armênia, contendo pinças de laboratório, luvas metálicas e máscaras com filtro para os operários, ou do bloco de vidro de duas toneladas produzindo industrialmente desenterrado nas ruínas de Sumer, Mesopotâmia, mas citarei as obras mais comuns e creditadas por todos, tais servindo de evidência para um gloriosíssimo passado, tanto intelectual, quanto físico, para a nossa espécie:

-A Pirâmide de Quéops é feita de 2,5 milhões de blocos de pedra que pesam entre 1 e 40 toneladas cada, sendo que alguns se encontram numa altura de, originalmente, 147 metros. Como homens de 4500 anos atrás o fariam? Com que máquina ou criatura? Com quantos milhares de escravos? Com que suprimentos? Com que logística?! Com qual conhecimento de arquitetura, astronomia, física e matemática?! Duvido, repito, duvido que o homem de nossos dias consiga construir uma pirâmide de 150 metros de altura e 250 de lado, feita em rocha maciça, com blocos de dezenas de toneladas, totalizando 52611 metros quadrados de área. Parece-me mais difícil do que erguer um prédio "comum" de 500 metros de altura.
-Em Gizé os maiores blocos de pedra esculpidos e utilizados nas construções pesam cerca de 200 toneladas e em Tihuanaco, América Pré-Colombina, há blocos de 400 toneladas. Um desses grandes blocos de Tihuanaco pesa o mesmo que 80 elefantes de cinco toneladas. Quem seria capaz de esculpir e carregar objetos tão monstruosos?!
-Nas pirâmides de Zoser, Egito, foram encontrados touros mumificados em caixões de cerca de 80 toneladas. Como colocaram artefatos desse tamanho dentro das pirâmides?!
-Nas pedreiras de Assuã, Egito, há um obelisco inacabado e ainda "soldado" à rocha que, se tivesse sido concluído, mediria 41,75 metros de altura e nas bases teria 4,2 metros de lado. Ele pesaria cerca de 1.200 toneladas.
-No Templo de Hatshepsut, Karnak, Egito, encontra-se um dos maiores obeliscos erguidos pelos egípcios, medindo 29.5 metros de altura e pesado algo entorno de 323 toneladas. Que tecnologia ou criatura domada seria capaz de pôr em pé algo tão pesado?! "Homens rudimentares" parece-me impossível. O Templo de Karnak possui 134 imensas colunas, que medem 21 metros de altura e possuem 4 metros de diâmetro - um verdadeiro vale construído por mãos humanas.
-Em Karnak há o maior dos obeliscos sobreviventes, medindo 36 metros de altura. Ele foi retirado do Egito pelos romanos e foi reerguido no século XVI, tendo sua altura reduzida para 32 metros e, ainda assim, pesa algo entorno de 455 toneladas. A pergunta quanto ao obelisco anterior reforço aqui.
-Em Luxor, no Egito, Ramsés II ergueu dois imensos obeliscos, mas só um sobreviveu, este contendo 25 metros de altura e pesando 254 toneladas.
-Na Bolívia, em Tihuanaco e Puma-Punku, há blocos de pedra de 100 toneladas que foram transportados por cerca de 10 quilômetros, em Puma-Punku, em especial, há um de 131 toneladas que viajou essa mesma distância. Eu pergunto: com que veículo ou, quem sabe, com a tração de que monstruosa criatura teria consumado esse percurso?!
-Em Stonehenge, Inglaterra, há 160 monólitos que pesam de 1 a 37 toneladas. Alguns destes viajaram por 32 quilômetros, mesmo pesando 30 toneladas e medindo 9 metros. Na Inglaterra, além de Stonehenge, existem os círculos de Avebury, constituídos, originalmente, por cerca de duzentos monólitos. O maior deles pesa aproximadamente 55 toneladas e parece ter sido carregado por dois quilômetros ou mais.
-Em Brenanstown, Dublin, na Irlanda, há uma tumba megalítica cuja laje pesa algo entorno de 67 toneladas.
-No México, em La Venta, há cabeças olmecas que pesam cerca de 25 toneladas. Em Mitla foram encontradas peças de 30 toneladas. Em Quirigua se encontra a maior estela maia, tal pesa 65 toneladas e tem 10,6 metros de altura, ela foi extraída numa região cinco quilômetros distante.
-Em Sacsayhuaman, Peru, há peças de 300 toneladas e cerca de 9 metros de altura. Em Ollantaytambo há blocos de pedra de 3,5 a 4,5 metros de altura, aproximadamente 2 metros de largura e 1 a 2 metros de espessura, alguns pesando até 250 toneladas.
-Baalbek, no Líbano, possui blocos esculpidos colossais, que pesam cerca de 1100 toneladas, eles foram trabalhados, transportados e encaixados na estrutura do templo de maneira inconcebível, já que nenhum equipamento moderno tem condições de erguer tal peso. Um desses blocos possui 21 metros de comprimento, 4 de largura e 4 de espessura e há outros bem pouco menores. Esses blocos foram transportados por, no mínimo, 400 metros.
-Em Israel, no Monte do Templo, Jerusalém, há blocos tão perfeitamente cortados que parece impossível terem sido trabalhados por humanos como nós. Há blocos imensos, de 11 metros de comprimento e cerca de 70 toneladas, mas o maior deles mede 4,57 metros de altura, 12,8 metros de comprimento e 4,26 metros de profundidade, pesando absurdas 545 toneladas. No sul do Monte também há um templo com quatro alas de 40 colunas cada, medindo 15 metros de altura e pesando, cada coluna, 85 toneladas.
-Em Carnac, na França, em Er-Grah, há um monólito tombado de 19,8 metros de altura e 350 toneladas. Em Tarxien há três templos que incorporam blocos de rocha que pesam até 24 toneladas cada.
-Nas ruínas de Micenas, Grécia, há uma peça que mede 9 metros de comprimento, 5 de altura e 1,2 de espessura, pesando 120 toneladas. Outro bloco mede 1 metro de espessura, 8,4 de comprimento de base, 8,8 na superfície superior e possui 5 metros de largura, pesando cerca de 136 toneladas. Não é por nada que os habitantes de Micenas acreditaram que os ciclopes eram os construtores originais da sua cidade.
-Na Ilha de Páscoa há cerca de 300 estátuas erguidas e a mais alta delas possui 20 metros de altura. Das outras 200 inacabadas, uma teria 150 metros de altura.
Esses são só alguns exemplos de absurdas obras erguidas pelos homens de milênios passados. Quase tudo o que foi colocado acima é construção promovida pelas mãos de seres humanos de séculos antes de Cristo. A idéia mais aceita no meio científico diz que o homem ancestral era extremamente rudimentar, ignorante e selvático, mas o que se observa é que, em passados muito distantes, o homem era, de alguma forma, superior, extremamente hábil, forte e grande conhecedor das ciências e da tecnologia, a ponto de erguer torres maciças -um só bloco- de quase 500 toneladas. A Bíblia nos fornece uma resposta bem mais coerente com essa realidade observada do que a proposta dos céticos, que apenas ignoram a verdade: ela diz que o homem, depois da Queda, entrou num ingrime processo de decadência, saindo dos primórdios, onde já trabalhava com o ferro -Gênesis 4:22- e vivia séculos -Gênesis 5:21-32- para, após a construção da magnífica Arca -Gênesis 6:15-16- e da Torre de Babel -Gênesis 11:3-4-, rumar a primitiva realidade dos povos bárbaros e nômades. Leia as postagens "A Velha Glória", ""Involução"?" e "Ufologia?".
A Bíblia pode conter passagens e conceitos sombrios, difíceis de entender e aceitar, mas isso não a invalida, pois há evidências observáveis e experimentáveis que não encontram explicação fora da Palavra e, muito menos, nas propostas dos céticos. Quando falamos de um Universo mais bem calibrado, disposto e medido do que um computador, estamos falando de uma máquina incompreensivelmente organizada e arquitetada, que necessita, sem discussão, dO Perfeito Criador retratado em Gênesis 1 e isso é inquestionável! Leia "Geocentrismo". Quando falamos de um planeta profundamente complexo, onde tudo possui uma quantidade certa e imutável para manter algo que jamais pode ter vindo a existir à partir do caos, a Vida, estamos falando da tela onde O Artista do Universo pintou sua obra mais bela - leia "Ilusão". Quando falamos do ser humano, estamos falando de um ser ainda mais complexo e profundo do que o Universo que o cerca, que só pode ser a imagem dO Criador, já que está anos-luz à frente de qualquer outra criatura que habita em toda a imensidão criada - leia "A Menor Religião do Mundo". Quando falamos do cristianismo, estamos falando de algo que está largamente acima de qualquer religião, tanto histórica -"Sucessão religiosa"-, arqueológica -"Inegável"-, filosófica -"Por que se opor?"-, moral -"Apologia ao suicídio"-, científica e espiritualmente -"Pelo que luto". Quando falamos de cristianismo, estamos falando da profundidade de toda a ciência -"Encontro inesperado"-, filosofia -"Inescapável"- e política -"A Rebelião". Há uma série de questões inexplicáveis dentro da realidade bíblica que tornam inquestionável a idéia de que a Bíblia detém a PLENA VERDADE. Por mais que nem tudo possa ser compreendido, isso se vê no fato de ela possuir profecias extremamente precisas e que historicamente se cumpriram -"Desafio profético" e "Inegável"-, quando se vê que as suas alegações se constatam conforme o mundo é melhor desbravado -"Os Melhores Contos da Mitologia Cética"-, quando se percebe que aquilo que ela atribui ao homem é uma realidade inquestionável -"A Máquina do Tempo"... Quando se reconhece que toda a evidência histórica, científica, filosófica e prática o constata, pois há infindáveis documentos e artefatos históricos a reforçar sua confiabilidade -"A Grande Mentira" e "Barbárie"-, inúmeros argumentos dentro da física, química, biologia, matemática (...) a apoiá-la -"Perdidos no pântano"-, a plena razão em sua estrutura -"Pandemia" e "A Razão"- e uma comprovação de que, realmente, A Pessoa que a fé cristã prega mudou e está mudando a vida de bilhões e muitos destes, por sinal, aceitam lutar até a morte por Ele -"O Príncipe dos Exércitos" e "O Livro Perigoso". Enquanto isso, a oposição está se arrebentando, ofegante em busca de algo no qual se apoiar,  afim de resgatar a sua confiabilidade -"Desespero" e "Autólise". Depois disso tudo temos mais alguma coisa que reforça o cristianismo como síntese absoluta da Verdade? Em toda a plenitude do conhecimento humano há pontos irrefutáveis que defendem-no como detentor da Verdade, por isso não poderiam faltar aqui as questões acerca do conhecimento futuro, vide "O Fim", "Cataclismo" e "Presságio".
Creio já ter citado argumentos suficientes, pois também creio que você poderá ampliar o estudo dessa postagem através da tua própria reflexão e pesquisa. A questão é que uma coisa leva a outra, uma anomalia muda toda a compreensão de um sistema e, encontrando uma série de "anomalias", devemos reformular tudo o que existe acerta a "verdade" tradicional e mais pregada - o mais interessante é que, fazendo-o, chegamos, inevitavelmente, ao cristianismo. Por exemplo: a existência de grandiosas construções ancestrais põe em xeque a idéia de que o homem está evoluindo e isso, por sua vez, põe em questão a idéia de que a Terra tem bilhões de anos, o que se reforça com as evidências do Dilúvio Universal e da Terra Jovem, que, por fim, entra em plena concordância com o que é pregado na Bíblia. Você pode utilizar desse raciocínio partindo de qualquer ponto anteriormente citado e verá como tudo está intimamente ligado e somente se vê perfeitamente assentado e encaixado dentro da perspectiva bíblica. Concluo essa postagem de forma breve, concordando, mais uma vez, que existem questões inalcançáveis no cristianismo, mas que isso não fragiliza em nada a minha fé, que se alicerça num relacionamento efetivo com O Criador e nas infindáveis evidências de que, de fato, acima de qualquer dúvida, questão ou ataque da oposição, estou tratando com a Verdade Absoluta. Utilizando-me do mesmo raciocínio da postagem "Inegável", digo que, ao ligar todos os pontos, não me baseando no mesmo "m²" de raciocínio, só sobrevive o cristianismo como resposta para toda a plenitude do conhecimento e história humana e natural. Hoje, ainda mais do que ontem, posso afirmar: "nada irá me separar do amor de Deus"! Romanos 8:38-39. Não se esqueça: o cristianismo é o único "lugar" onde a dúvida pode coexistir com a certeza absoluta!
Natanael Castoldi

Leia também:
-Mente invertida
-Ilha do Medo
-Redescobridores da humanidade
-O Ideal
-Reis de Tudo?
-Simplicidade
-Natureza selvagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário