De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A História Fabulosa - Parte 1: Grandes Obras

Cada vez mais as pessoas estão conscientes de que a História, como contada na escola, pouco tem de veraz, principalmente no que se refere aos Primórdios. Uma nova forma de apresentar a História tem surgido com os novos historiadores, menos preocupados em sustentar patriotismos e heroísmos e mais focados na realidade dos fatos, sejam eles quais forem, isso enquanto cresce o interesse pela ufologia e pelo Mundo Espiritual, com base nos quais novos traços de nosso passado tem sido desenterrados. A cada nova descoberta se torna mais difícil de crer na fábula do gradualismo, de uma humanidade em constante progresso, vinda de um passado totalmente rudimentar para, após dezenas de milênios, construir seus arranha-céus de concreto, abrindo espaço para especulações: alienígenas, espíritos, gigantes, grandes répteis, uma outra humanidade... O cristão, por sua vez, pode entender que o homem original, recém criado, sem contato com doenças, deficiências e degradação genética, com as faculdades intelectuais à pleno vapor e, por conseqüência, grande aptidão física, tenha sido o autor de algumas das mais surpreendentes obras da Antiguidade - notemos que o esplendor pode ter perdurado por centenas de gerações, até que a decadência genética e as doenças, o isolamento nos ermos e um cataclismo global, colocassem o homem num estado mais primitivo, selvático. É sobre o Passado Dourado da humanidade e os períodos que o permearam que falaremos nessa postagem, boa leitura!
Antes de adentrar nos temas principais, gostaria de compartilhar duas notícias de interesse: um parafuso de “300 milhões de anos” foi encontrado na Rússia, 25/06/2013, Criacionismo.com.br (vide aqui) e um pedaço metálico em forma de serra, feito de alumínio e magnésio e incrustado em carvão, foi encontrado na Rússia e datado como tendo aproximadamente 300 milhões de anos, Criacionismo.com.br, 21/03/2013 (vide aqui). Tentou-se explicar, sem sucesso, a origem casual desses objetos e outros apontaram para a visita de aliens no mais remoto passado, porém, nesse segundo caso, teremos que provar que alienígenas existem - torna-se mais fácil trabalhar com o que já temos: o ser humano e um cataclismo global que enterrou esses objetos em camadas estranhas. De qualquer modo, o homem "primitivo" detinha conhecimentos que até para nós são espantosos! Feitas as devidas colocações, vamos ao trabalho na forma como foi concluído há uns meses:

A História Fabulosa - Construções Colossais
Obras apresentadas em ordem crescente (de magnitude).

Grécia
Templo de Zeus
Erguido por volta de 456 a.C. em Olímpia. Possuía 15 metros de altura. Sua estrutura era feita predominantemente de marfim e ouro. A estátua de Zeus, no seu interior, tinha 13 metros de altura, equivalendo a um edifício de 4 andares.
Templo de Artêmis 
Construído em Éfeso em 450 a.C. demorou cem anos para ficar pronto. Suas dimensões eram colossais: 138 x 71 metros, com 127 colunas de 20 metros de altura, toda a estrutura era feita de mármore.
Colosso de Rodes
Imensa estátua grega de bronze concluída em 282 a.C. O Colosso, erguido em Rodes, cidade portuária, media, segundo alguns, 46 metros de altura. 
Mausoléu de Halicarnasso
Foi construído entre 353 e 350 a.C. em Halicarnasso, Turquia. Media cerca de 45 metros de altura.
O Farol de Alexandria
Imenso farol construído em Alexandria, Egito, por volta de 280 a.C. Media algo entre 137 e 182 metros de altura, sendo, provavelmente, mais alto do que a Grande Pirâmide de Quéops.
Portões de Micenas
Uma das pedras que está acima das portas de Micenas pesa 120 toneladas e mede 9 metros de comprimento, 5 de largura e 1,2 de espessura. A cidade existiu por volta de 1500 a.C. Os antigos habitantes de Micenas pensavam que sua cidade, pela magnitude, havia sido construída por ciclopes.

Mesopotâmia
Zigurate de Ur
Construído por volta de 2113 a 2096 a.C. Mede 21 metros de altura e 62,5 x 43 de base, totalizando cerca de 1800 m².
Zigurate de Assur
O Zigurate de Assur foi erguido por volta de 1330 a 1320 a.C. Possuía aproximadamente 38 metros de altura.
Zigurate de Akarkuf 
Construído por volta de 1600 a 1200 a.c. na região da atual Bagdá. A altura atual é de 46,5 metros e sua largura é de 80 metros.
Zigurate de Borsippa
Imensa construção nas ruínas da cidade de Borsippa, possuía 70 metros de altura - hoje “apenas” 50. É tão antigo quanto se estipula ter sido a Torre de Babel.

China
A Grande Muralha
Concluída por volta de 221 a.C. a Grande Muralha possuía 8850 km de extensão e quarenta mil torres. Mais de um milhão de homens foram usados para erguê-la. O problema está na localização desse muro, que escala montanhas muito íngremes e isoladas. Sua altura varia de 6 a 8 metros e possui algo entre 7 e 8 metros de espessura.
Pirâmides chinesas
A China possui muitas pirâmides –algo entorno de 100-, mas o governo oculta boa parte desse patrimônio. As pirâmides chinesas possuem algo entorno de 5000 anos. A altura dessas pirâmides está entre 35 e 90 metros, mas há uma, em especial, que mede, segundo algumas fontes, 100 metros, chamada de Grande Pirâmide Branca.
O coronel americano Maurice Sheehan, durante a 2ª Guerra Mundial, março de 1947, relatou ter visto uma pirâmide de 300 metros de altura e 450 metros de base em cada lado, que deve ser a Grande Pirâmide Branca. Essa pirâmide teria 202.500 metros quadrados. Outra pirâmide enorme foi relatada, a do imperador Shi Huang-ti, que anotou em seu diário suas dimensões: 48 metros de altura e 350 de lado.

Egito
Templo de Luxor
Construído entre 1550 e 1069 a.C.  O Obelisco de Luxor tem 25 metros de altura e pesa 254 toneladas.

Templo de Karnak
2200 – 360 a.C. Além de ser antiqüíssimo é, também, o mais colossal de todos. Possui 134 colunas imensas que medem 23 metros de altura e 4 de diâmetro. 
Em Karnak havia um obelisco imenso, tendo 36 metros de altura, mas após retirado de seu local de origem pelos romanos e reerguido no séc XVI passou a ter 32 metros, pesando, então, 455 toneladas.
Em Karnak, no Templo de Hatshepsut, há um outro obelisco, este com 29.5 metros de altura, pesando 340 toneladas. Esse obelisco viajou 120 quilômetros, vindo da pedreira de Assuã.
Pedreira de Assuã
Nessa pedreira há um obelisco inacabado ainda fixado na rocha. Se tivesse sido terminado teria 43 metros de altura e uma base de 4,2 metros, pesando algo entorno de 1200 toneladas.
Caixões de Zoser
No complexo das Pirâmides de Zoser foram encontrados touros mumificados dentro de sarcófagos de pedra que pesam cerca de 80 toneladas.
Pirâmide de Quéfren
Foi erguida por volta de 2520 a 2494 a.C. e atualmente é mais alta do que a Pirâmide de Quéops, medindo 143 metros de altura – a outra hoje mede 136.
A Grande Pirâmide de Quéops
Erguida por volta de 2560 a.C. possui 52611 m² de área, altura original de 146 metros e 230 metros cada lado da base.  Essa colossal estrutura é três vezes mais alta do que a Estátua da Liberdade, Nova Yorque, EUA, equivalendo a um prédio de 45 andares. A Pirâmide possui 2,5 milhões de blocos de pedra que pesam de 1 a 40 toneladas – os maiores bloco de Gizé pesam 200 toneladas.
Só a Pirâmide de Quéops usou de cerca de 100.000 trabalhadores. Uma nação de 2500 a.C. teria suporte populacional tão vasto? Não entraria em colapso tendo que dispor quase todos os seus habitantes para o serviço na Pirâmide? Não faltariam trabalhadores no campo, afim de produzir alimento? Isso sem contar que outras obras estavam em andamento nesse mesmo período, necessitando de cerca de 150.000 trabalhadores.

Lalibela, Etiópia:
Um santuário há cerca de 2700 metros do nível do mar, com 11 igrejas datadas do Século XIII, revela a utilização de uma poderosa tecnologia. Todas as igrejas estão, pelo menos em parte, abaixo do nível do solo, tendo sido esculpidas de cima para baixo em pura rocha vulcânica. Uma das igrejas mais importantes recebe o nome de Bet Giorgis (Igreja de São Jorge), tendo sido necessária a remoção de 3500 m³ de rocha para sua "construção" e mais 500 m³ para esvaziar o seu interior. Lendas locais dizem que anjos escavam durante a noite e os trabalhadores durante o dia.
Uma interessante semelhança com Petra, na Palestina.
Palestina
Primeiro Templo de Salomão
Foi erguido por volta do séc XI a.C. Escavações nos seus fundamentos revelaram pedras de 3,35 metros de altura e 12,8 de extensão - o maior destes blocos, porém, possui 4,57 metros de altura, 12,8 de comprimento e 4,26 de profundidade, pesando incríveis 545 toneladas.
No Monte do Templo o Stoa Real, ao sul, possui quatro alas de 40 colunas cada, tais medindo 15 metros de altura e pesando, individualmente, 85 toneladas.

Baalbek
Baalbek, Líbano. Na famosa cidade, cujas informações remete ao séc II d.C., há um imenso templo dedicado à Júpiter. No Templo há duas pedras de 19,5 metros de comprimento, 4 de altura e 4 de largura e um bloco maior, que mede 21 metros de comprimento, 4 de largura e 4 de altura. Os blocos viajaram 400 metros, mesmo pesando algo entorno de 1100 toneladas cada um.
Além de possuir pedras que nenhuma máquina moderna consegue erguer, o Templo conta com 84 colunas que medem 19 metros de altura e possuem 2,3 metros de diâmetro. Veja mais aqui.

Europa – exceto Grécia
Stonehenge
Monumento inglês de quase 5500 anos, contendo pedras de até 9 metros de altura e cinquenta toneladas. Os 160 monólitos viajaram 32 km, retirados de Avebury.
Avebury
Também na Inglaterra, Avebury é do mesmo período de Stonehenge. Originalmente continha mais de duzentos monólitos com o maior deles pesando 55 toneladas, tendo sido arrastado por aproximadamente 2 km.
Brenanstown
Em Dublin, na Irlanda, a laje que sobre uma tumba megalítica pesa 67 toneladas. As tumbas e dolmens irlandeses possuem algo entre 5500 e 6000 mil anos de idade.
Carnac
Carnac compreende uma série de linhas feitas de rocha erguidas por volta de 2000 a.C, totalizando algo entorno de 3000 menires. Localiza-se na França.
Em Carnac há, porém, um bloco de pedra que foge da nossa compreensão, a possuir 19,8 metros de altura e pesar 350 toneladas.
Tarxien
Na ilha de Malta há um sítio que possui três templos, cada um contendo alguns blocos de pedra que pesam até 24 toneladas. Foram erguidos por volta de 2800 a.C.

América
Mitla
Nas ruínas da cidade de 500 a.C. foram encontrados monólitos que pesam cerca de 30 toneladas.
La Venta
Em La Venta foram encontradas esculturas olmecas que pesam até 25 toneladas, medindo 3 metros de altura. Os olmecas surgiram na região por volta de 2250 a.C.
Quirigua
Em Quirigua, no México, fora encontrada a maior stela maia, que mede 10,7 metros de altura e 1,5 de frente e 1,27 de espessura, pesando 65 toneladas. O monólito viajou cerca de 5 km do local onde fora extraído para o seu destino.
Sacsayhuaman
Magnífico complexo de muralhas peruanas erguido por volta de 1100 d.C. após 50 anos de obras e a mão-de-obra de 20.000 homens. Dos muros, o mais longo possui 400 metros de extensão e, mesmo assim, hoje só resta 20% da construção original. As maiores pedras do local possuem entre 300 e 440 toneladas e medem 9 metros de altura. O que mais impressiona é a perfeição do encaixe de pedras tão colossais.
Ollantaytambo
Também no Peru, a fortaleza de Ollantaytambo pode ser datada entre 500 a.C. e 1200 d.C. Ela contém seis blocos de pedra especialmente colossais, que medem entre 3,5 e 4,5 metros de altura, em média 2 de largura e entre 1 e 2 de espessura. Alguns pesam até 250 toneladas.
Tiahuanaco
A antiquíssima Tiahuanaco, Bolívia, que, segundo estudos recentes possui cerca de 13 mil anos, abriga alguns blocos de pedra que pesam aproximadamente 400 toneladas, o mesmo que 80 elefantes de 5 toneladas. As ruínas ainda apresentam monólitos de 100 toneladas que viajaram algo entorno de 10 km. 
Puma-Punku, Tihuanaco
No complexo de Tihuanaco encontra-se Puma-Punku, onde  há uma pirâmide com pedras de 440 toneladas, outras de 100 e 150, que viajaram cerca de 16 km. Há também uma plataforma de pedra que pesa 131 toneladas, retirada de uma terra 10 km distante.
Ilha de Páscoa
Na ilha existem cerca de 300 estátuas acabadas –e 200 não-, a maior delas possui 20 metros de altura, outra, inacabada, possuiria 21 e a maior de todas, também inacabada, 150. Em média os moais terminados medem 12 metros e pesam 20 toneladas, alguns, porém, medem 15 metros e pesam entre 50 e 90 toneladas.
Alguns moais estão até 20 km distantes da pedreira de onde foram tirados.
Tucume
Peru. Trata-se de um complexo de cerca de 26 pirâmides que, segundo indícios, começou a ser construído por volta de 1100 a.C.
Huaca Larga,  a Grande Pirâmide, a maior estrutura de tijolos crus, possui 760 metros de comprimento, 277 de largura e cerca de 20 de altura. Originalmente a maior pirâmide, Tucume, media mais de 60 metros de altura. Outra pirâmide, Huaca 1, mede 32 metros de altura e 230X86 de base.
Vale de Moche
Peru. Huaca del Sol é o nome que recebe a imensa pirâmide de tijolos de barro que atualmente constitui a maior montanha artificial da América do Sul. Estima-se que exista desde por volta do século I a.C. São cerca de 36,5 metros de altura – 1,5 milhões de tijolos foram utilizados ali. 
Pirâmide da Lua
Grande pirâmide anterior aos astecas, em Teotihuacán, México. Ela possui 45 metros de altura e 1600 m² de base.
Pirâmide do Sol
Localizada na mesma cidade que a Pirâmide da Lua, essa é bem maior, possuindo 65 metros de altura, 225 metros de largura, pesando 2,5 milhões de toneladas e compreendendo 1 milhão de m³ de terra revestida com pedra. Data do séc II a.C.
Contemporâneos das pirâmides de Teotihuacán, há alguns monumentos pré-colombianos ainda maiores, principalmente no sítio arqueológico El Mirador, onde se encontram as pirâmides de El Tigre e La Danta. O apogeu dessa sociedade se deu entre os séculos III e I a.C. – tendo a origem no séc. VI a.C.
El Tigre
Possui 60 metros de altura – um prédio de 18 andares.
La Danta
Possui 75 metros de altura, cobrindo uma área de 18 mil m² (base de 300x600m), sobre a qual possui 2.800.000 m³ - superando a Pirâmide de Quéops em 200.000 m³. 

Brasil
Guararema, São Paulo, Parque Municipal da Pedra Montada. O monumento da Pedra Montada trata-se de uma obra megalítica erigida entre 12 e 4 mil a.C. Uma pedra de 6 metros de comprimento, 3 de largura e 2,5 de altura, com aproximadamente 50 toneladas, foi cuidadosamente colocada por sobre uma outra, esta com 7 metros de comprimento, 2,7 de largura e 2,5 de altura.
Também há um misterioso alinhamento de grandes pedras no local.

Irmãs misteriosas
Para este tópico guardei duas construções definitivamente aterradoras, ambas me deixaram pasmo, com taquicardia, sem reação – perplexo. A segunda, em especial, aflorou em mim um sentimento de emoção mesclado com satisfação. Os monstros que seguem vão contra tudo o que a nossa mente pode compreender.

Pirâmide de Cholula
A maior pirâmide do mundo até 2006, o colosso mexicano, até bem pouco tempo, era considerado a mais vasta construção do mundo, totalizando 4,45 milhões de m³ de construção. A pirâmide mede 65 metros de altura e 439 de base. Cholula foi erguida por volta de 900 a.C. e abandonada há mais de 1300 anos.
Quando os colonizadores espanhóis chegaram na região confundiram a pirâmide coberta de terra e vegetação com um monte e construíram uma igreja relativamente grande no seu topo, o que ressalta ainda mais a magnitude da obra milenar. Chulula equivale a aproximadamente 4,5 “Pirâmides do Sol” como a de Teotihuacán. 
A Pirâmide do Sol, Bósnia
Inacreditável! Em 2006, após suspeitas, buscou-se constatar que um monte de mais de 650 metros –uns dizem 700- na Bósnia era, na verdade, uma pirâmide. Egiptólogos e outros arqueólogos comprovaram o fato de que na Bósnia existe um vale de pirâmides cuja maior, segundo uns, mede os tais 650 –ou 700- metros do monte piramidal e, para outros, 220 metros, compreendendo apenas parte do monte.
As quatro extremidades da base da colossal pirâmide se orientam segundo a Rosa dos Ventos e há um sistema extremamente complexo de túneis dentro da Pirâmide do Sol que, segundo os arqueólogos, possui pedras de 6, 7, 8 ou até 23 toneladas. A idade estimada da pirâmide é de 12 a 15 mil anos, mas nos túneis fora encontrado material orgânico com 34 mil anos. O concreto usado na pirâmide é 4x mais forte que o concreto moderno. A outra imensa pirâmide é a da Lua, que mede 190 metros de altura. Há mais de 30km de túneis comunicando as pirâmides do dito vale. A Pirâmide do Sol da Bósnia é, segundo as fontes, equivalente a 4 “Pirâmides de Quéops”.

Quanto mais antigo... melhor
Como podemos perceber, algumas das maiores construções de cada povo são as mais antigas:
Pirâmide do Sol, Bósnia, entre 12 e 15 mil anos.
Tiahuanaco, 13 mil anos.
Pirâmide de Quéops, entre 2250 e 2494 a.C.
Zigurate de Akarkuf, entre 1600 e 1200 a.C.
Cholula, 900 a.C.
Tucume, 1100 a.C.
Tarxien, 2800 a.C.
Carnac, 2000 a.C.
Stonehenge, 3000 a.C.
Templo de Salomão, 1000 a.C.
Templo de Artêmis, 450 a.C.

Filhas dos Primórdios
Entendendo que antiguidade, num nível primordial, tem relação com grandiosidade, posso evidenciar os cinco monumentos mais antigos que conheço – e fortalecer essa percepção.

Europa
Pirâmides da Bósnia
De 12 a 15 mil anos de idade. A Pirâmide do Sol mede 220 metros de altura, contém pedras de até 23 toneladas e concreto mais resistente que o atual
A Pirâmide da Lua, também na Bósnia, sendo da mesma idade que a Pirâmide do Sol, é igualmente incrível. Com 190 metros de altura, é feita de blocos e placas de granito e camadas de argila.

América
Tiahuanaco
Com cerca de 13 mil anos, o complexo de Tiahuanaco também guarda estruturas piramidais. Há blocos de pedra mais de 400 toneladas trabalhados de modo incompreensivelmente preciso.

Ásia
Yonaguni
Nos quatro cantos do mundo, mais ao menos na mesma época, povos incríveis se desenvolveram. No Mar do Japão, Ilhas de Ryukyu, Yonaguni, Japão, encontram-se assombrosas ruínas de uma incrível cidade submersa. Imagina-se que na área de 28,8 km² viveram aproximadamente 200 pessoas, tais responsáveis pela construção de zigurates, estátuas e um platô de 200 metros. Datações sugerem algo próximo de 11 mil anos de idade.
A estrutura piramidal do local assemelha-se ao estilo dos asteca e possui a altura de um prédio de cinco andares, tendo as extremidades alinhadas com os Pontos Cardeais. São 180 metros de largura e 27 de altura.

África
Esfinge
A famosa Esfinge, Egito, posicionada nas proximidades das Grandes Pirâmides, parecer ser bem mais antiga do que se imaginava. Marcas da mais profunda erosão pluvial se mostram no monumento, que desgastou-se pela chuva antes de ser soterrado e preservado na areia. Mas sabe-se que tal quantidade de chuva só seria possível cerca de 12 mil anos atrás. Seria a Esfinge contemporânea à Tiahuanaco, Yonaguni ou às Pirâmides da Bósnia?
A Esfinge possui 73,5 metros de comprimento, 6 de largura e 20,22 de altura.

A primeira parte do trabalho, referente às grandiosas construções, encerra-se aqui, dois outros temas serão encaminhados: como essas obras foram feitas e como o Mundo Primitivo foi colonizado. Essa postagem serve como justificativa para os seguintes artigos deste blog: Ufologia?; A Velha Glória; Mistério. Você pode ver um pouco mais no Nihilonimus -> 1 e 2.

Natanael Pedro Castoldi

Um comentário: