De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Olhos de goblin

IJoão 1:7
Tava demorando pra sair uma nova postagem sobre O Senhor dos Anéis, mas, finalmente, me inspirei com outra questão dos filmes, em especial.
Desde a primeira vez que assisti A Sociedade do Anel, me chamou a atenção a fisionomia dos goblins de Moria, seus olhos esbugalhados e amarelos, com um filete negro no centro. Não tinha parado pra pensar nos motivos daquilo, mas vendo o DVD especial do primeiro filme, foi explicado o fato desses olhos grandes: há muito enfiados nas entranhas escuras das montanhas, os pequenos orcs acabaram tendo que ampliar seus olhos para facilitar a visão nas trevas. A sua convivência constante com as sombras, fez sua visão notívaga se ampliar.
Estava pensando nisso. A convivência demasiada com algo nos molda e modifica a nossa natureza original. Assim como a vegetação dos desertos é mais seca e a das florestas equatoriais é mais verde, devido à influência do ambiente, que adapta a natureza daquilo que atinge, pode ser definido o ser humano. Não quero falar de naturalismo, mas esse conceito é verídico, em partes: aquilo que mais nos influencia nos modifica.
Bom, por mais que nasçamos pecadores e continuamos o sendo, poderemos lutar contra a nossa natureza e afundar cada vez mais a ânsia por pecar, evitando que a impureza e o caos imperem, modificando, então, nossos "genes", nos tornado, conforme a Ordem imperar em nossas vidas, mais semelhantes ao novo Pai, ao Deus da Ordem.
A comunhão com Ele é capaz de mudar, literalmente, aspectos físicos, dando um brilho diferente nos olhos, uma fisionomia mais pacífica e amável. Sim! Mas, muito mais do que se reflete no exterior, a convivência contínua com Deus modifica nossa natureza internamente, aprisionando o nosso lado monstruoso e que tende ao suicídio, à morte, e iluminando com vida todas as facetas de nosso espírito e alma. Essa nova perspectiva, a nova fonte que nos alimenta, modifica, também, a nossa postura perante o mundo e o impuro. Simplesmente a mudança "genética" nos traz um desejo genuíno pelo belo, pelo que trará bons frutos, pois é assim que por dentro somos. O pecado, então, passa a ser, gradativamente, evitado, não apenas com base na força, mas, também, naturalmente.
Existe, porém, o outro lado. O prosseguir da convivência intensa com a escuridão do pecado. As trevas densas e a falta de motivação para se viver, acabam se refletindo, das mais variadas formas, no exterior. Daí o indivíduo tatua seus demônios, detona a obra-prima que é, como ser humano, com piercings, brincos cadavéricos e camisetas de grupos satânicos... Não se escandalize e julgue pessoas assim, apenas estão demonstrando, com sinceridade, a negridão em que se encontram por dentro.
... A morte interna incentiva a prática de coisas horrendas, a auto-destruição do físico, seja no álcool, nas drogas, no adultério, na violência, tudo isso descrito, quase que sempre, nas letras das músicas que escutam: seja o funk e sua vulgaridade, seja o doom metal e seu satanismo, que, de certa forma, também destróem, aniquilando os neurônios ou aprofundando o respirar de morte.
Agora, me pergunto, existe meio-termo? Meio morto, meio vivo? Não! Mas, há quem pense que isso é possível...
É mais do que comum vermos cristãos mortos por dentro, mas disfarçados por fora. Acham que enganam quem? Não sei... a morte e a ira de Deus, jamais! O espírito enegrecido se reflete na postura fria nos cultos e outras reuniões, nenhuma vontade de louvar e orar, nenhum interesse nas pregações -e não vê a hora de a celebração terminar. Não quer, de fato, Deus, pois sua visão se ofusca e se incomoda na luz de Sua presença, já que está mais acostumado e adaptado às trevas. Só nos incomodamos com aquilo com que não estamos acostumados. Então, quando está com os amigos mundanos, se revela e a negridão pode exalar à vontade no palavriado, nos atos... Na solidão do quarto, o pior acontece e nem preciso descrever o que faz sem "ninguém" ver. Não passa de um mentiroso, de um hipócrita maldito, que está na igreja apenas para poluir o ambiente, contaminar os que não estão muito fortes na fé. Não serve pra construir mas, sim, no mal exemplo, destruir! Isso sem falar no fato de conduzir-se à própria morte.
Ah, esse cristão tem olhos de goblin, sem dúvida, assim como os incrédulos! Tem esses olhos, pois as trevas são seu lar, fica mais nelas do que na luz... Mas você, como são os teus olhos, grandes e esbugalhados, como dos seres das trevas, ou proporcionais, que não se ofuscam, mas estão acostumados com a Luz, com a presença de Deus? Para entender melhor, responda a si mesmo essas perguntas:
Você percebe, de cara, quando vê algo impuro? Você sente o impulso de trocar de "canal", fechar a página da internet ou sair de perto? Você está, no íntimo, acostumado com a escuridão, com o pecado? Se assusta ou escandaliza com a podridão? Ou sua mente está cauterizada? Sente culpa, se, por ventura, caiu no pecado? Tem vontade, de fato, de estar na Luz, de encontrar Deus várias vezes ao dia, refletir a Palavra e consegue seguí-lo sem forçar, por natureza? Se a resposta é negativa para a primeira pergunta, negativa para a segunda, positiva para a terceira, negativa para a quarta, positiva para a quinta, negativa para a sexta e a sétima e se você não deseja mudar, então NÃO PISE MAIS NA IGREJA. Veja bem: o foco principal da Igreja é Deus, freqüentar uma sem desejá-Lo é um absurdo! A Igreja é, sim, uma enfermaria para os que precisam ser tratados... mas, JAMAIS, um covil de canalhas!
Pense nisso, eu ainda estou pensando. Muitas vezes tentamos nos enganar, não? Mas a Verdade é óbvia e certeira! Sem meio-termo. Ou é, ou não!
Romanos 8:5 -Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.

Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário