De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tabardo branco

Você certamente já ouviu falar a mais famosa ordem de cavaleiros medievais, os templários, mas talvez não saiba do significado dos traços mais evidentes de sua indumentária: o tabardo branco simbolizava a pureza, adquirida com o derramar do sangue de Cristo, mostrado na cruz vermelha. Eu não vim para concordar com os atos dos templários, embora creia que, na ignorância religiosa da época, alguns de seus cavaleiros seguiam a ordem de coração e com motivações realmente cristãs - baseadas no estranho cristianismo medieval... mas não vem ao caso se tais cavaleiros eram hipócritas ou não em relação ao que vestiam e pregavam, o que quero fazer nessa postagem é uma analogia da nossa realiade cristã hoje com o vestir do templário.
Imagine, meu caro leitor, se as condições de nossa fé fossem transcritas em um tabardo, na cor de nossas vestimentas. A tua roupa seria apresentada aos outros com que cor? Com que cheiro? Os outros o teriam como filho de quem? Tua vestimenta certamente estaria branca e pura, com a cruz vermelha de Cristo, ou marrom, fétida, como quem rolou em estrume e com a imagem de uma caveira ao centro?
Ah, talvez se fosse assim a maioria dos cristãos se preocuparia mais em mantér a pureza! Como não é dessa forma e é mais fácil esconder a verdadeira condição de nossa fé, muitos "irmãos" podem ter vida dupla e, vivendo em nome da imagem, parecerem grandes e poderosos Filhos de Deus, sendo, na realidade, poços de piche. Se você vive assim, então, bem lá no fundo, não acredita em Deus, pois se acreditasse, saberia que Ele está vendo essa pouca vergonha e teria MEDO! Medo? Logicamente, pois além de estar desafiando o Senhor do Universo, você estaria brincando com um Senhor sério e impiedoso no que se refere à Sua Obra! Leia Lucas 18:10-14.
A Parábola das Bodas, Mateus 22:1-14, nos dá uma posição muito clara: Deus expele violentamente o hipócrita! Seria como constar no convite: "venha com seu tabardo branco como a neve" e alguém aparecer de vestimentas pretas. Isso, além de desrespeito perante o senhor, mostraria muito mais: o desinteresse ou ignorância do indivíduo em relação à festa, às exigências e desejos do rei. Ele não deu atenção ao convite e não sabia como se vestir, ou o fez para desafiar seu "líder". Das duas formas, o duríssimo julgamento é mais do que justo. Ah, como existem cristãos que entrariam de preto nesse cenário!
Jesus fala mais sobre isso noutra parábola, a dos Talentos, Mateus 25:14-30 -leia também a Parábola das Vírgens, versículos 1-14. O último versículo da passagem dos Talentos é claríssimo: todo o servo inútil, que não produzir para o Reino, que for um hipócrita, será lançado fora, na TREVAS!
"Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes."
Outra passagem de Mateus deixa as coisas ainda mais claras: no capítulo 5:13-16, Jesus fala que os cristãos são como luz na escuridão, sal da terra e, se o sal for sem gosto, pra nada serve além de ser pisoteado pelos homens! Ou seja: um falso cristão está em posição muitíssimo pior do que a do incrédulo e merece ser pisoteado pelos próprios!! E é exatamente isso que acontecerá com esses cristãos... e pior: serão lançados ao FOGO! -Inferno- Isso lê-se em Mateus 13:37-42, na Parábola do Joio e do Trigo -leia o capítulo inteiro, mais acima se encontra a Parábola do Semeador.

"Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.

E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes."

Ah... como há cristãos que causam problemas no Reino! CUIDADO!!
Jesus, além de palavras em relação à isso e um exemplo de vida contrário, fez mais: indignou-se de tal maneira com aqueles que poluem o Reino que explodiu no Templo, quando se deparou com a destruição espiritual do local, nas mãos de mercadores, como se lê em Mateus 21:12-13:

"E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões."


É esse o ponto: Jesus expulsou violentamente os profanadores do Templo. Outrora eu já fui questionado por, de certa forma, fazer o mesmo aqui: "você realmente fala com amor?" Ora, o melhor exemplo está no que Jesus fez!!! Ser, quando necessário, agressivo para com aquilo que está escancaradamente errado, mediante o hipócrita, é, sem dúvida, uma linguagem de amor! Tanto para com o profanador, afim de alertá-lo ferozmente, para que não queime como joio, e para com a Obra, para com Deus! Temos que ser sérios nessa questão!! Não se brinca com a salvação eterna! Com a Obra! Com Deus!!!! A Bíblia deixa muito claro que a hipocrisia é uma das coisas mais horrendas e condenáveis! O hipócrita e aproveitador necessariamente deve ser enfrentado, primeiro com o intuito de mudar sua posição terrível e, se não surtir efeito, para expulsá-lo da IGREJA, da mesma forma que fez Jesus com os mercadores!
E como há "mercadores" infiltrados na Casa de Deus hoje!! Indivíduos que mancham largamente o "tabardo" da Igreja! Além de indivíduos, também idéias e concepções erradas e até satânicas a perambular no meio evangélico. Contra TUDO isso devemos lutar! Noutras postagens eu já esplanei alguns pontos sujos da Igreja hoje, seguem alguns outros:
-Eis a taverna fétida em que está se tornando a igreja-
-"Legalismofobia": o legalismo é, sem dúvida alguma, ruim para o cristão e para a igreja. Cercado de regras, o indivíduo crê num deus estranho, que manda fazer coisas incompreensíveis e sem sentido e que se contenta com o seguir, mesmo que forçado, dessa série de normas e rituais. Essa verdade, porém, leva muito ao outro extremo -extremos são sempre ruins. Esse extremo exclui quase que qualquer regra, quase que qualquer lei ou traço que venha a constituir um saudável código de conduta cristã. Tudo o que for obrigação passa a ser considerado fruto do legalismo, então abre-se espaço para a libertinagem. Tive uma experiência com isso no acampamento em Gramado: discutíamos sobre ver ou não filmes de terror. Minha posição foi, logicamente, "não", já que considero errado prestigiar algo que, quase sempre, envolve satanismo e destruição, humilhação e mutilação do corpo, outro porém me respondeu: "isso é legalismo". POXA! Use a razão, o bom senso, o respeito, tenha temor de Deus! Existem, sim, coisas a serem proibidas para o cristão, visando nossa integridade moral e espiritual!
-"Primitifobia" -não ligue para meus neologismos: bom, esse é outro ponto. A Igreja, hoje, como uma embarcação furada, está largamente infiltrada pelo mundo e, por isso, concepções mundanas têm feito parte do cotidiano cristão e moldado-o. Dentre essas concepções está a idéia de intensa mudança e atualização, da destruição de tudo o que for "velho" e considerado ultrapassado.
... Todos os alicerces fundamentais da Igreja são aniquilados e ela passa a afundar num mar de lama, como o resto do mundo. O exemplo da Igreja Primitiva já não serve, é completamente descartado -e até considerado uma vergonha. A Igreja busca, então, satisfazer as vontades e aspirações do povo, seguindo as tendências e copiando o cenário "externo". É claro que deve haver movimento e transformação, mas de forma sana e inspirada por Deus. Tenho ouvido falar, de uns tempos pra cá, de uma série de movimentos sem sentido se alastrando pelas igrejas e muitas instituições têm morrido por causa deles, pois anseiam tanto por entrar na "onda", se precipitam, fazem algo que Deus não planejara para elas e morrem... por vaidade humana. "Visão disso", "visão daquilo"... Deus também é visado? A Palavra também é "vista?
... O "velho" é seguro, pois foi testado e funcionou!!!

-"Denominacentrismo": eis outra idéia que está ajudando a dinamitar os fundamentos da Igreja. "Apenas a minha denominação é a certa, Deus só age aqui". Esse pensamento é muito comum! Há descontentamento? Forma-se outra denominação! Uma nova idéia? Forma-se uma nova denominação!! Cansado da mesma coisa? Cria-se uma denominação diferente!!! Os anseios e a vaidade humana são colocados muito acima de Deus, as denominações passam a se constituir para saciar vontades de homens, a política torna-se mais poderosa do que o agir do Pai. Esquece-se, por fim, do básico: Jesus não veio pregar denominações e múltiplas visões! Ele veio pregar UMA igreja!!! Ele não veio erguer uma nova religião, ele veio trazer a Boa Nova, a Verdade! Esse fato destrói a concepção de muitos sobre "minha igreja ser a melhor e mais cheia do poder" e dos evangélicos em relação aos católicos: "eles vão todos pro Inferno!" Acontece, leitor, que na temporada de acampamentos conheci uma católica desapegada da tradição romana que compreendia o cristianismo de forma superior à muitos protestantes! E como esquecer do Pe. Antônio Vieira e seu inspirado Sermão da Sexagésima?
O "denominacentrismo" esquece de mais uma verdade: não é a denominação que salva, não é a religião que salva, é Jesus! É a busca individual do cristão!!! Ou você acha que Abraão pertencia a uma determinada religião, sendo que o judaísmo formou-se só à-partir dele? Você acha que Daniel pertencia a alguma denominação da babilônia pagã? Sua salvação foi ele quem garantiu, não uma sinagoga - que nem existia onde ele estava! -É óbvio que uma igreja é importante, não creia que falo contra ela.
- Tento encaixar aqui também o"ministériocentrismo", em que o cristão se priva de qualquer ato na igreja que não esteja no seu "ministério", tornando-se um maldito interesseiro, apenas com sede de poder e glória!

-Em relação às obras: existem dois extremos -novamente, "extremos"- relacionados às obras. Uma visão aproveita-se das passagens que dizem que as boas obras não salvam -Gálatas 2:16 e Romanos 3:28- e começam a fazer o mínimo possível, arranjando argumentos para não dar o dízimo, buscando grande crescimento e fartura material para si, tornando-se vermes egoístas. "Que se lixem os pobres", " tenho nojo dos doentes", "que se virem os cristãos perseguidos!" Como cristãos que não fazem o que é bom, poderão ser luz, poderão chamar a atenção dos incrédulos? Use a razão, use a sobriedade, use a lógica!
No outro oposto está a super-valorização das obras. Essa é mais uma visão tradicional do que teológica e, na ignorância, alguns cristãos acabam se embasando apenas nalgumas passagens, como de Tiago 2:18, 20 e 26. Esse tipo de cristão vê sua vida espiritual como uma balança: seus pecados são compensados pelas boas obras, então ele faz um jogo de distribuição de peso, tentando deixar perto do equilíbrio, mas pendendo um pouco mais pro "bem". Essa idéia é bem parecida com uma concepção egípcia: o egípcio antigo era condenado se seus atos maus pesassem mais que os bons.
... Acontece que Deus não é burro e vê o coração do indivíduo! Tudo o que se faz forçadamente, como sendo escravo, não é levado em conta, é vão!

-Em relação ao espiritual: existem, novamente, dois extremos: cristãos/ateus e cristãos/fanáticos. O primeiro é pior que o segundo, pois trata de cristãos que jamais atribuem fenômenos ao agir espiritual, que não crêem em demônios, que não crêem no Espírito Santo, que tentam, com todas as forças, conciliar cristianismo com teorias céticas, cristãos que cantam com mais fervor músicas mundanas do que cristãs, que têm vergonha de louvar a Deus, que se interessam mais pelo que é secular. Esses indivíduos quase que certamente são ateus... Muitos, logicamente, estão em estágio de transformação, mas outros o são por teimosia! É óbvio que Deus não se agrada destes... São frios.
O outro oposto, fanatismo, compreende as pessoas que em tudo vêem o agir espiritual. Qualquer problema emocional vêm de alguma opressão maligna, um encosto, tudo é demônio ou o Espírito Santo, qualquer sonho é uma visão ou revelação, aquilo que aparece na cabeça subitamente sempre é Deus falando... não se separa emoção de real agir espiritual, não se separa a loucura do bom senso. O pensar é trocado pela insanidade. São esses os que interrompem a pregação do pastor gritando "aleluia", porque "sentiram de gritar" ou imitam um leão, "porque receberam a unção leonina".
... Não acho que esses dois tipos devam ser repelidos, creio, antes de tudo, que precisam ser tratados e instruídos devidamente!

-Paganismo cristão: ah! Isso é tão comum!! Quase que fanatismo, o paganismo cristão é transmitido de outra forma: traços de seitas e religiões são inseridos nos cultos cristãos. O indivíduo que trabalha com isso o faz, principalmente, por ignorância e descrédito ao que a Palavra diz. Já vi vídeos de danças da umbanda em uma celebração "cristã", cristãos prestigiando o budismo ou aderindo à objetos e concepções da Nova-Era. Dentro disso entra o uso de ídolos materiais: "vassoura abençoada pra varrer o demônio", "martelo da bênção, pra martelar naquilo que se deseja ter", "sabonete abençõado, para lavar a alma", "água abençõada pelo pastor", "a igreja será construída com pedras santas de Israel, porque 'as pedras falam'"... Quem cultua a natureza, o homem e ídolos é... PAGÃO!! - Além desses, há os que aderem à "religião do deus deste século", e levam para a igreja danças, estilos musicais e outras idéias mundanas e vulgares.
Dentro desse tópico também há outra errônea concepção: o Espírito Santo é mais uma força espiritual do que um SER espiritual, é mais uma energia que podemos manipular do que uma parte da Trindade. Da mesma forma, trata-se os demônios como forças e conceitos, o Maligno como um estado de espírito e não a corja satânica que é. Excluem-se, também, lugares reais como o Inferno e períodos, como o Apocalipse. Nova Era em peso na Igreja. Destróem a Palavra, a desmembram e, de forma horrenda, a envenenam.
Não vou esplanar muito mais, pois já falei, noutras postagens, sobre isso e mais: sobre a exploração e manipulação na Igreja, a supervalorização do dinheiro... Tomemos cuidado!! Cuidado com os "lobos vestidos de ovelha" e cuidado você, se for um destes! Nos levantemos, cristãos!!! Purifiquemos nossos tabardos!!! Expulsemos os "mercadores" dos templos! Expulsemos os invasores!! Voltemos para a simplicidade da genuína fé, reencontremos a Bíblia, a Palavra! TENHAMOS TEMOR!!
Para finalizar, cabe-me fazer uma outra analogia sobre a qual pensei na temporada de acampamentos: os cristãos hipócritas, usurpadores, profanadores, os cristãos que disfarçam sua verdadeira identidade, certamente não foram lavados pelo Sangue de Cristo, não o aceitaram como dono de suas vidas, como senhor, pois não o seguem. Esses cristãos não foram limpos, não tomaram o banho necessário, mas encontraram uma maneira de tapear: eles passam "desodorante" - fazendo fervorosas e decoradas orações no culto, sapateando, gritando, possuíndo cargos na igreja... Acontece, meu amigo, que esse método não funciona por muito tempo, pois logo a sujeira acumulada sobressai sobre o falso cheiro de limpeza. É o que acontece com quem tenta fugir do banho por muito tempo. O cheiro fica pior ainda quando misturado ao do desodorante! - Além disso, Deus não pode ser enganado... pena que a maioria dos cristãos não dá atenção para o que Deus vê, coroando-se a si mesmos reis de suas vidas.
Adicionar imagem
Natanael Castoldi

Há tanto a fazer nesse mundo tenebroso! Há bilhões de incrédulos mortos, longe de Deus e aprisionados por uma legião de demônios e seu líder e nós, como igreja, ficamos nessa ladainha, vivendo para nós mesmos, criando problemas internos, deixando a podridão mundana nos dominar... Deveríamos estar lutando uma batalha contra esse mundo, contra o carrasco daqueles que jazem abatidos, afim de libertá-los do cativeiro e mostrar-lhes a Eterna Vida!!
Leia também:

-Moral? <-

2 comentários:

  1. É, pelo visto rendeu essa temporada no janz Team! :P
    FOi uma boa esplanada sobre os problemas da Igreja e dos que a compõe, em suas individualidades.
    Bacana o texto! Especialmente a figura do tabardo! xD

    ResponderExcluir
  2. Opa! Pior que rendeu mesmo!!
    Vlw cara! Que bom que achou bacana ^^. Pois é, achei a figura do tabardo bem cabível no contexto =D
    Abraço!

    ResponderExcluir