De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um Só Caminho

Alinhar à esquerda

Semana passada, por fim, dei a minha primeira capela pela manhã. Achei engraçado, pois o clima que ficou depois dela, por alguns momentos, foi pesado, o que já aconteceu duas outras vezes quando levei a palavra aos jovens de minha igreja. Fico feliz por conseguir deixar os ouvintes perturbados com “verdades inconvenientes” e estimulá-los a pensar mais sobre coisas que raramente lhes tomam tempo e reflexão. Isso aprendi lendo um bom sermão do Pe. Antônio Vieira: feliz é o pregador que deixa seus ouvintes perplexos, ao invés de apaixonados por ele. Claro, ainda não estou nem perto de ser um pregador, mas vontade não me falta, de estar na vanguarda da luta cristã nesse mundo cada vez mais escuro, mais tenebroso.
A questão é que, quando transmiti a minha reflexão, deparei-me com uma questão óbvia e que, de certo modo, já me havia passado pela mente: é possível o cristianismo ser teórico? É possível o cristianismo ser qualquer coisa que não seja ser de Cristo? Então lembrei-me de uma velha música do começo de minha banda cristã preferida, Oficina G3, que dizia: “Um só caminho, uma só fé, única verdade. Jesus é o refúgio nessa imensa tempestade.” Além de toda a nostalgia que o relembrar dessa música me traz, dos dias de simplicidade, de diversão genuína, dos dias em que o mundo me era muito amigável, antes de abandonar a ingenuidade e a inocência, antes de hoje estar vendo uma nuvem negra se erguendo no horizonte, essa música retrata bem uma verdade inquestionável, a caminhar contra o relativismo que está consumindo a igreja: só existe uma forma de ser cristão, só existe uma forma de caminhar nas veredas de Cristo.
Faça um simples exercício, leitor: se tiver uma Bíblia ali perto, tome-a e segure-a bem firme, analisando-a externamente. Não, ainda não quero que a abra. Esse exercício se baseia naquilo que a Palavra de Deus pode nos ensinar simplesmente em sua matéria palpável. Além do nome de “Sagrada”, repare no maço de folhas que está segurando, na infindável quantidade de letras que essas folhas concentram em toda a história, desde os tempos de Abraão, até os tempos do apóstolo Paulo, de toda a história que esse livro abrange em sua confecção e nos milênios posteriores, transpassando eras, guerras, perseguições, impérios, revoluções... até chegar em suas mãos, humildes mãos. Sim, você está segurando um tesouro de valor imensurável, não somente histórico, mas na essência literária, um tesouro tão valoroso que se tornou peça de repúdio para elites opressoras ou relíquia nas mãos de reformadores, um tesouro que mexe profundamente com qualquer um que o lê, não existindo chance alguma de alguém que o analise inteiramente terminar a leitura sendo a mesma pessoa que a principiou. A Bíblia nos despedaça completamente, expõe nosso orgulho, nossas falhas, atinge o âmago da alma, nos estimula, quase que involuntariamente, a mudar, a agir. Leitor, não negue o óbvio: existe algo que transpassa a matéria e a mente na leitura bíblica, existe algo tremendamente espiritual em suas palavras. O Espírito Santo age de forma muito espontânea através do que está escrito.
Não quero que a análise pare por aí. Observe mais na espessura do livro que manuseia. Que deus, senão o nosso Deus, se preocuparia tanto conosco, a ponto de inspirar algo tão vasto e profundo e, ao mesmo tempo, acessível, para nos fazer crescer, para nos moldar, para nos revelar a Sua natureza e o que Lhe agrada? Para nos avisar sobre o caos vindouro? Sim, temos em mãos o fruto do zelo de Deus, o Maravilhoso Pai, que não nos deixou perecer, mesmo que mereçamos. Sim, Deus se preocupa com aquilo que preocupa a nós. É aqui que chegamos ao ponto fundamental dessa postagem: por que Deus inspiraria algo tão magnífico, levando mais de 1500 anos de serviço, dezenas de escritores de três continentes, se não fosse para ser lido, estudado, compreendido e, por fim, seguido?! Ora, milhares de páginas não hão de servir apenas de relíquia, de enfeite na entrada da casa. Deus, observe bem a Bíblia, jamais inspiraria algo inútil... a Bíblia não é inútil, sem dúvida alguma, mas nós podemos fazê-la ser quando, tendo ela em mãos, não damos o mínimo valor. Não, Deus não inspirou profundíssimas palavras para que a escrita se limitasse apenas à teoria... teoria por teoria não passa de inutilidade. Leitor, conceba, isso que tu segura só existe para estimular a prática! A teoria, em si, existe apenas para tal! O cristão que se limita apenas à teoria está desmerecendo a Palavra, está indo contra o padrão de justiça de Deus, está, praticamente, jogando a Bíblia no fogo! -Há um movimento por aí querendo modificar a Palavra, tirando a "violência" e o "preconceito", reformulando-a... você fica irritado com isso? Mas, pense melhor, se a modificarem, estarão fazendo algo que os próprios cristãos já não fazem?!
É aqui que, novamente, questiono: quem tem a Palavra apenas como uma obra literária recheada de palavras bonitas e não lhes dá a devida atenção, pode ser considerado cristão mediante tudo o que fora exposto acima? Acho quase impossível. O cristão “não praticante” tem duas raízes: ou não leu a Palavra, por desinteresse ou idolatria, colocando outras coisas no lugar de Deus, por isso não foi tocado por ela e a mudança não lhe sobreveio, ou, com igual nojeira, a “conhece” relativamente, mas, mal interpretando-a ou desconsiderando-a, a lança no lodo, negando seguir o padrão de Deus. As duas possibilidades são igualmente complicadas. Os dois zombam da Palavra, os dois mentem em sua decisão cristã, os dois são hipócritas malditos, que apenas servem de mal exemplo, que apenas ajudam a dinamitar os fundamentos da igreja de nossos dias. Cristianismo? Disso eles nada têm, estão, optando por posturas de morte, no caminho oposto ao da Vida, ao de Deus, mesmo que se digam “filhos do Rei”. O cristianismo, meu caro, não é teoria! O cristianismo só pode ser vivido pela prática! Leia o Novo Testamento e tente se manter inerte aos apelos de Cristo e dos apóstolos. A verdade é que é mais valorizado o incrédulo do que o conhecedor e rejeitador da Verdade. Seguir algumas poucas partes da fé cristã? Selecionar alguns pontos mais tranqüilos? Esse “cristão” não passa de um inimigo de Deus, que manipula, picoteia, estraçalha a Bíblia. Leitor, o conceito é simplíssimo e eu já o digo há tempos: quem divide a Verdade ao meio, cria duas mentiras.... e melhor é viver a mentira como se fosse verdade, do que a Verdade como se fosse mentira!


Essa terrível desonestidade de deturpação da Palavra de Deus, chega ao ponto de, com total desrespeito e falta de temor, alguns indivíduos descontentes com o que Deus quer, modificarem a Bíblia e criarem sua própria seita cristã, heresias. É aqui que entra o grande inimigo do cristianismo, que não vem de fora, mas de dentro da igreja (se é que posso chamar essas instituições de “igrejas”): prosperidade, cristianismo de consumo, individualismo cristão. As inúmeras igrejas são tidas como restaurantes: você vai “comer” em vários, até se decidir em qual a comida é mais gostosa e fácil de digerir, em qual delas “consumir Deus” é mais fácil e saboroso. Deus é como um multimilionário que está disposto a fazer trocas, disponibilizando dinheiro e conforto aos que se mostrarem mais devotos e sedentos, aos que fizerem o ritual mais incrementado, aos que lhe entregarem mais riquezas. Não existe Igreja de Cristo, existe igreja de homens, pelos homens e para os homens, o homem é o centro de tudo e cada um é responsável por buscar sozinho as riquezas de Deus. Bom, o que sei é que eles só pensam que buscam as coisas em Deus, pois o Senhor do Universo, há muito, já se distanciou deles... se conseguem alguma coisa, partindo desses pressupostos errados, não conseguem de Deus, mas “do outro”, pois só existe um Caminho para se chegar à Deus e ele está descrito na Bíblia, mostrando-se totalmente diferente dessa postura pagã de boa parte da igreja de nossos dias. Partindo do ponto errado, nunca se chegará ao lugar certo. Por fim, o que espera aos falsos cristãos, que se portam como pagãos, ao invés de filhos de Deus? Você pode responder para si: será o Céu ou o Inferno? Sim, o padrão de justiça de Deus é elevado, Ele vê o coração, Ele vê o caráter, Ele vê as intenções. Davi errou mais que Saul, mas foi colocado acima por sua sinceridade, sua transparência para com Deus!
-Analise com mais coerência: quem peca voluntariamente está zombando de Deus, desafiando-O ou, imaginando que Ele não está vendo, ofendendo-O, tentando-O diminuir. Se esse tal cristão tenta argumentar o pecado, arranjar desculpas, como Saul, possui uma visão completamente deturpada de Deus, crendo que Ele pode ser enganado, que Ele não sabe... Isso é grave!! Tenha uma mínima noção de sagrado! Um mínimo temor!!-
Leitor, o que Deus transmite na Bíblia é bom e você só estará sendo bíblico se seguir e fizer o que é bom. Uma maneira fácil de distinguir se tua fé é coerente, é examinar o que tem feito com ela, como tem se portado. Há, como já disse, uma divisão inflexível entre certo e errado, entre o que é de Deus e o que não é. Aquilo que você precisa fazer escondido (exceto para com cristãos perseguidos), aquilo de que você se envergonha, aquilo que lhe causa culpa, aquilo que ataca algo bom e proveitoso, certamente não tem natureza benigna e rumará, sem dúvida, para a morte. Os caminhos de morte, logicamente, são opostos aos do Deus Vivo, portanto, não levam à Ele. E para os que se envergonham da fé cristã? Estes não são cristãos, e, se não padecerem de disciplinas duras, o próprio cristianismo lhes será ruim, pois lhes levará a abster-se de algumas coisas que só lhes privarão de prazeres mundanos, o que de nada lhes adiantará, pois serão "meio-cristãos", a motivação será a errada, e o Abismo Eterno é a única conseqüência dessa postura. Quem se envergonha da fé cristã não é cristão, é como o incrédulo, que vê no cristianismo loucura e morte, que prefere valorizar as coisas do mundo do que as coisas de Deus. Deus não é bobo e sabe distinguir estes.
Leitor, eu quero que pense nisso tudo, analise-se. Eu mesmo me analisei e me quebrei, como venho me quebrando dia após dia aqui no curso. Deixe eu lhe contar um acontecimento recente: sexta-feira nos preparamos boa parte do dia, com pantomima, brincadeiras, louvor e mensagem para levar a uma clínica de dependentes químicos. NÓS iríamos levar algo proveitoso para eles, pobres dependentes, distantes de Deus. Sim, eu pensei, involuntariamente, isso. Chegamos lá pensando que NÓS faríamos grande coisa... então eles, nos tratando de forma maravilhosa, convidaram-nos a assistir uma das peças do grupo de teatro. Primeiro pensei que seria algo simplório e mal feito... mas o que vi foi espantoso. Atores admiráveis, apresentando algo com o coração, representando o seu passado nas drogas e longe de Deus, interpretações admiráveis, gritos de dor que me atingiram profundamente. No final, vi o quanto eu, pelo menos, havia sido arrogante e orgulhoso, achando que levaria algo melhor para eles, quando eles, através, nitidamente, do Espírito Santo, nos levaram algo profundíssimo, me quebrei por completo. Todo o nosso grupo, quase sem excessão, chorou com as orações fervorosas, o louvor, a fé simples e genuína daqueles homens, que, devendo tudo à Cristo, que os libertou das drogas e da morte, exultavam sem vergonha ou receio algum. Me envergonhei... como sou frio, como sou bruto, como faço pouco para adorar o Senhor do Universo! Deus falou comigo... de que vale apenas conhecimento, teoria? Para Deus, nada isso é sem a prática... e a prática está bem acima da teoria, que só existe em função dela. Como os cristãos impactarão o mundo “dormindo”? Esses nem Jesus irá levar consigo quando vier... Por que me faço tantas perguntas tolas? Por que tento entender coisas que não cabem a mim?! A fé cristã vai muito, muito além do que se lê, do se vê e, só no conhecimento, vejo-me pequeno, ainda na ponta de iceberg que estou longe de desbravar consideravelmente.
Antes de terminar a reflexão, gostaria de relembrá-lo do padrão de Deus, da Sua justiça, retratada nos livros proféticos. É claro que estamos na Nova Aliança, mas Deus não mudou, Deus é o mesmo. Leia os trechos de alguns livros proféticos e tente encontrar onde/com quem a igreja de nossos dias se enquadra/está se metendo, também, com isso, conceba os motivos maiores de o mundo estar nos zombando como cristãos.
Natanael Castoldi
Ezequiel 22:1-16. 23-31.
E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Tu, pois, ó filho do homem, porventura julgarás, julgarás a cidade sanguinária? Faze-lhe conhecer, pois, todas as suas abominações.
E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai da cidade que derrama o sangue no meio de si para que venha o seu tempo! Que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar!
Pelo teu sangue que derramaste te fizeste culpada, e pelos teus ídolos que fabricaste te contaminaste, e fizeste aproximarem-se os teus dias, e tem chegado o fim dos teus anos; por isso eu te fiz o opróbrio das nações e o escárnio de todas as terras.
As que estão perto de ti e as que estão longe escarnecerão de ti, infamada, cheia de inquietação.
Eis que os príncipes de Israel, cada um conforme o seu poder, estavam em ti para derramarem sangue.
Ao pai e à mãe desprezaram em ti; para com o estrangeiro usaram de opressão no meio de ti; ao órfão e à viúva oprimiram em ti.
As minhas coisas santas desprezaste, e os meus sábados profanaste.
Homens caluniadores se acharam em ti, para derramarem sangue; e em ti sobre os montes comeram; perversidade cometeram no meio de ti.
A vergonha do pai descobriram em ti; a que estava imunda, na sua separação, humilharam no meio de ti.
Um cometeu abominação com a mulher do seu próximo, outro contaminou abominavelmente a sua nora, e outro humilhou no meio de ti a sua irmã, filha de seu pai.
Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS.
E eis que bati as mãos contra a avareza que cometeste, e por causa do sangue que houve no meio de ti.
Porventura estará firme o teu coração? Porventura estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? Eu, o SENHOR, o disse, e o farei.
E espalhar-te-ei entre as nações, e dispersar-te-ei pelas terras, e porei termo à tua imundícia.
E tu serás profanada em ti mesma aos olhos dos gentios, e saberás que eu sou o SENHOR.
----/---
E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não está purificada; e que não tem chuva no dia da indignação.
Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram as almas; tomam tesouros e coisas preciosas, multiplicam as suas viúvas no meio dela.
Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.
Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa, para derramarem sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza.
E os seus profetas têm feito para eles cobertura com argamassa não temperada, profetizando vaidade, adivinhando-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor DEUS; sem que o SENHOR tivesse falado.
Ao povo da terra oprimem gravemente, e andam roubando, e fazendo violência ao pobre e necessitado, e ao estrangeiro oprimem sem razão.
E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.
Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS.
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário